Contee participa de reunião do FNE e defende ajustes no Fies

O Pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE) teve seu primeiro encontro de 2015 hoje (24), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Entre os itens da pauta estiveram a avaliação da II Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), realizada em novembro do último ano, e, o plano de trabalho do FNE para este ano.

Durante a primeira parte do encontro, que tratou da análise conjuntural, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também entrou em pauta. Após falas de grupos como o Todos pela Educação, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), todos ligados ao setor empresarial (o Sistema S também estava presente, mas como observador), a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin, defendeu os ajuste feitos pelo Ministério da Educação no Fies, destacou dados numéricos sobre a lucratividade das empresas com o programa e ressaltou a importância da aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).

Adércia também leu na reunião o ofício encaminhado pela Contee ao MEC, no início do mês, sobre esse tema. Segundo ela, todas as demais entidades presentes que defendem o fortalecimento da educação pública são parceiras da Confederação nessas considerações. Amanhã (25) e depois (26), a Contee também participará de debates sobre o Fies na Câmara e no Senado.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo