Contee participa do Fórum Social Temático: pela integração da América Latina e a valorização dos trabalhadores
A Contee está participando do Fórum Social Temático 2013, que começou no último sábado (26) com a tradicional Marcha dos Povos. A organização do evento estima que cerca de 40 mil pessoas estarão presentes no fórum até a próxima quinta-feira (31).
O Fórum Social Temático, que tem como tema “Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável”, é preparatório para o Fórum Social Mundial, que este ano será na Tunísia, em março. Apesar das divergências temáticas que antecederam o evento, dentro do leque amplo de possibilidades de discussões propostas neste ano, o coordenador da Secretaria de Políticas Sindicais da Contee, José Carlos Arêas, que está em Porto Alegre representando a Contee, considera dois pontos fundamentais: a importância da integração da América Latina para conter os avanços das crises e distorções sociais cada vez mais ampliadas pelo capitalismo (vide a situação europeia) e a valorização do trabalho e dos trabalhadores.
“Precisamos fazer esse enfrentamento. Um dos assuntos primordiais desse Fórum Social Temático é a maior relação entre os povos para o enfrentamento da crise do capitalismo, que favorece apenas o capital financeiro”, afirma José Carlos..”A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem perdas salariais, o aumento para os aposentados, o fim do fator previdenciário… tudo isso são questões imprescindíveis que estarão na agenda de debates.”
Como sindicalista e representante de uma entidade que reúne e defende os trabalhadores e trabalhadoras em estabelecimentos de ensino, cuja bandeira é a educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, o coordenador da Secretaria de Políticas Sindicais da Contee também aponta o papel de destaque que a educação precisa ter no Fórum Social Temático. “A educação é estratégica para o desenvolvimento e, por isso, os trabalhadores da educação têm que ser altamente valorizados”, destaca. “Apagando a educação, tem-se um apagão no desenvolvimento.”
Além disso, ele ressalta que a Contee está em Porto Alegre para, em conjunto com outras entidades sindicais, construir um calendário de lutas para valorização dos trabalhadores. “O Fórum Social Temático é uma oportunidade de construir uma pauta também nessa perspectiva”, considera. Como exemplo, ele cita as grandes mobilizações que as centrais sindicais já prepararam para março, com a marcha de trabalhadores a Brasília para cobrar o fim do fator previdenciário e a redução da jornada sem perdas para os trabalhadores. “A Contee também se incorpora a essa luta.”
Da redação