Dia Nacional da Agroecologia homenageia agrônoma Ana Maria Primavesi

Celebrado em 3 de outubro, data entrou no calendário oficial em 2017, em referência à pioneira da agroecologia no Brasil

O dia nacional da agroecologia, celebrado nesta quarta-feira (3), é uma homenagem ao nascimento da agrônoma Ana Maria Primavesi, uma das principais pesquisadoras do tema, e que completa 98 anos. A data foi instituída oficialmente em 2017 por meio da lei nº 13.565, que também estabelece que o poder público realize campanhas de informação sobre agroecologia e produção orgânica.

Ana Maria Primavesi foi pioneira na compreensão do solo como um organismo vivo. O conceito busca compreender as necessidades da terra e fornecer a ela o que de fato precisa, gerando um equilíbrio que afasta as pragas da plantação. Ela nasceu e cresceu na Áustria e veio ao Brasil na década de 1950, após ser presa em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Ela foi ainda professora da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde contribuiu para a organização do primeiro curso de pós-graduação em agricultura orgânica.

A autora é referência para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que aplica a agroecologia nos acampamentos e assentamentos da reforma agrária. Francisco Dal Chiavon, da coordenação nacional do MST, explica que a contribuição de Primavesi em relação ao estudo do solo parte do princípio que um solo adequado, aliado à produção agroecológica, permite alimentação saudável para toda a sociedade.

“Ela é nossa grande referência política e técnica na agroecologia e na construção que nos propomos a fazer. É impossível pensar agroecologia sem pensar nos trabalhos que Ana Primavesi fez em toda sua vida”, afirma.

Agroecologia no Brasil

A agroecologia é um sistema que integra a produção de alimentos saudáveis (sem uso de agrotóxicos), respeitando as relações com o meio ambiente e os trabalhadores do campo. Dal Chiavon explica que a técnica agroecológica pode ser aplicada em qualquer solo e conta que o MST possui experiências em todas as regiões do país.

“No Rio Grande do Sul, por exemplo, existe o cultivo de arroz irrigado com técnica agroecológica com produção em maior escala”, afirma se referindo a Cooperativa do MST que é a maior produtora de arroz orgânico da América Latina, com produção de mais de 25 mil toneladas de arroz no último ano.

Livros de Primavesi

Em comemoração ao aniversário de Primavesi, a editora Expressão Popular lançou uma promoção com frete grátis das obras da autora. A editora já lançou seis livros de Primavesi, o mais recente foi em maio deste ano. Intitulado A biocenose do solo na produção vegetal & Deficiências minerais em culturas – nutrição e produção vegetal, a obra é uma compilação de dois trabalhos anteriores de Ana e Arthur Primavesi com atualizações e revisão técnica do engenheiro agrônomo Odo Primavesi, filho do casal.

Os livros podem ser encontrados no site da Expressão Popular.

Brasil de Fato

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo