Dia Nacional de Paralisação: todos nas ruas contra a terceirização

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras mais uma vez ocuparão as ruas, nesta quarta-feira -15 de abril, no Dia Nacional de Paralisações contra o PL 4330, da terceirização. Aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 8 de abril, o projeto amplia a terceirização e legaliza a precarização dos direitos trabalhistas.

A quarta-feira será marcada por manifestações em todo o estado. Convocados pela CTB, CUT, Intersindical e entidades dos movimentos sociais milhares manifestantes realizarão atos e paralisações em diversas capitais brasileiras e o Distrito Federal.

A proposta é construir um grande movimento de coalizão com os movimentos sociais e os partidos do campo democrático e popular para, juntos, afirmar a importância de se barrar enquanto é tempo este projeto que pode representar a completa desregulamentação da CLT.

Confira as atividades nos estados:

Em São Paulo, no início da manhã os metalúrgicos realizam uma manifestação na via Anchieta. Já no período da tarde, a concentração acontece em frente ao prédio Fiesp (Federação da Industria do Estado de SP), a partir das 15h. Também estão programadas panfletagens nos terminais de metrô Barra Funda, Itaquera e Jabaquara ao longo do dia.

Na Bahia, os trabalhadores classistas vão aderir em massa ao Dia Nacional de Paralisações. Bancários, comerciários, metalúrgicos, rodoviários, técnicos administrativos da UFBA, profissionais da saúde e da educação das redes estadual e municipal estão entre as categorias que vão realizar atividades e paralisações contra o PL da terceirização. A CTB Bahia está mobilizando os sindicatos filiados para participar das atividades em Salvador e nas principais cidades do estado. Em Jequié serão promovidas panfletagens, caminhadas e um cortejo fúnebre até a câmara de vereadores. Bancários e trabalhadores da educação prometem paralisar as atividades.

No Rio de Janeiro, o protesto, que deve reunir diversas categorias acontece na Cinelândia, a partir das 16h, partindo rumo à Firjan. Os sindicalistas prometem repetir o sucesso do último ato que mobilizou milhares de trabalhadores e trabalhadoras contra o PL da exploração.

Em Belo Horizonte, os metalúrgicos de Contagem e de Betim, em conjunto com a Fitmetal, a CTB e CUT irão realizar um grande ato na Cidade Industrial em Contagem, a partir das 05h da manhã. No período da tarde, os trabalhadores realizam outro ato, com concentração às 16h na Praça Afonso Arinos. Em seguida, a manifestação seguirá até a Praça Sete no centro da capital.

Na Paraíba haverá mobilizações em João Pessoa, Campina Grande e Patos, com a paralisação dos servidores municipais, federais e bancários, que farão um ato em frente ao Banco do Brasil e ao prédio da Prefeitura. Em  João Pessoa, CTB, CUT e movimentos sociais promovem uma caminhada pelas ruas da cidade. Em Campina Grande um ato na Praça da Bandeira alerta a população para os perigos contidos no PL 4330.

No Amazonas, serão realizadas panfletagens na Remam, às 6h, com a participação de petroleiros e trabalhadores da construção civil; e nos terminais rodoviários a partir das 10h, além de estarem programadas paralisações de diversas categorias.

No Ceará, além das paralisações haverá uma concentração na Praça do Carmo, para a realização de um grande ato a partir das 8h.

Em Goiás, os trabalhadores se concentram na Praça das Bandeirantes, a partir das 10h, onde haverá um ato político com a participação de representantes das entidades sindicais, movimentos sociais e entidades feministas.

Em Porto Alegre, a manifestação será a partir das 11h, em frente à Fecomércio (Av. Alberto Bins, 665). Após haverá uma caminhada até a Assembleia Legislativa do RS. A concentração se dará a partir das 10h na sede da Fecosul. Pelo menos quatro categorias confirmaram paralisação na próxima quarta-feira: funcionários do transporte público (ônibus e metrô) da Capital, de escolas estaduais e de hospitais já confirmaram aderência ao chamado Dia Nacional de Paralisação contra a lei das terceirizações.

No Maranhão, os manifestantes se concentrarão na Cohama, com a realização de uma grande manifestação que promete parar a BR 135, às 10h.

No Pará, a concentração será a partir das 8h, no Largo do Operário. De lá, os trabalhadores e trabalhadoras seguem em passeata até a Assembleia Legislativa.

Diversas categorias estão mobilizadas no Paraná, para participar do ato que acontece às 14h na Praça Santo de Andrade.

Em Natal, a CTB e os petroleiros realizarão uma manifestação na sede administrativa da Petrobrás, a partir das 9h00. No período da tarde, diversas categorias de trabalhadores promoverão uma concentração unitária, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – FIERN, na Avenida Salgado Filho, a partir das 15h00.

Em Vitória, no Espírito Santo, os sindicalistas prometem fechar todas as pontes da cidade e parar os portos pelo menos até às 19h.

Em Sergipe, a concentração se inicia às 8h, no Calçadão João Pessoa com panfletagem e passeata pelas ruas do comércio do centro de Aracaju, com a participação dos servidores públicos municipais, estaduais e federais. Já às 14h, a concentração será na Praça da Cimenteira, seguindo em passeata até o Palácio do Governo. A atividade conta com a adesão dos professores.

Do Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo