Domingo de greve: Edição de outubro da Revista Conteúdo fortalece a Campanha Nacional de Valorização

O dia 20 de outubro de 2013, domingo, será um dia de luta e denúncia contra o excesso de trabalho extraclasse, que afeta o direito ao descanso e a saúde dos professores. Também será um dia de combate à terceirização no ensino, que, além de suprimir os direitos dos trabalhadores, ainda tem impacto negativo no projeto pedagógico das escolas.

Em função da gravidade desses dois problemas, a Contee e suas entidades filiadas estão engajadas na Campanha de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, que tem como lemas o combate à terceirização no ambiente educacional e a defesa do direito constitucional ao descanso. Esses também são os temas do XVI Conselho Sindical (Consind), que será realizado do dia 25 ao dia 26 de outubro, em Salvador.

Os dois problemas estão retratados na edição do mês de outubro da Revista Conteúdo, cuja reportagem de capa – “Domingo de greve” – visa esclarecer, embasar e fortalecer os argumentos dessa luta conjunta. A publicação – adiada para este mês justamente para aprofundar o debate e reforçar os temas da Campanha Nacional de Valorização – também traz um panorama sobre a situação geral dos trabalhadores do setor privado de ensino.

Isso inclui desde as disparidades remuneratórias no que tange as atividades desempenhadas fora da sala de aula até comparações com o que se passa no setor público, evidenciadas através da entrevista exclusiva com o presidente da CNTE, Roberto Leão, e da pesquisa desenvolvida pela diretora da Plena da Contee, Gisele Vargas, a respeito do impacto das políticas remuneratórias para os docentes da rede pública nas negociações coletivas do setor privado. Tudo isso sem falar na inserção da realidade educacional brasileira no contexto mais amplo da educação na América Latina.

Com essas reflexões, a Revista Conteúdo fortalece a campanha nacional e contribui para que haja um debate sobre a educação privada no Brasil e os desafios de seus trabalhadores.

Acesse aqui a edição de outubro da Revista Conteúdo

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo