Eduardo Kobra retrata Paulo Freire, Clarice Lispector e Darcy Ribeiro em mural “Olhares da Educação”

Um dos maiores nomes da arte urbana brasileira e mundial, o paulista Eduardo Kobra fez o mais recente de seus trabalhos em Lajeado, no Vale do Taquari. Para comemorar os 50 anos da Univates, o artista foi chamado para pintar o prédio mais antigo da universidade. A fachada do Prédio 1 da Universidade exibe a ilustração de três importantes personalidades da educação e literatura: Paulo FreireClarice Lispector e Darcy Ribeiro, painel com 14 metros de altura x 26 de comprimento, intitulado “Olhares da Educação”

Kobra saiu da periferia de São Paulo e conquistou o mundo. Em 2018, foi eleito a personalidade do ano pelo guia cultural Time Out, em Nova York.

O reconhecimento veio através da arte, que o fez passar por cinco continentes, 40 países, e representar artistas em mais de 500 obras de arte na rua. O artista plástico relata que já esteve na Índia, no Japão, nos Emirados Árabes e em vários lugares da Europa, e que possui mais de 50 murais nos Estados Unidos. Entre eles, Bob Dylan e Abraham Lincoln.

“Nunca imaginei que, saindo da periferia, de uma origem simples, sendo auto-didata, eu pudesse ter essa projeção mundial com meu trabalho. Emocionante para mim, eu curto muito.”

O novo trabalho, em Lajeado, é intitulado “Olhares da Educação”. Já é a terceira obra do artistas no Rio Grande do Sul.

“Já fiz um mural do Mario Quintana, em Porto Alegre, de 16 ou 17 metros de altura. Estive em Santa Maria, também, uns oito anos atrás, com meu projeto ‘Muro das Memórias’, onde eu pintei um mural com uma cena da cidade das décadas de 1920, 1930. E agora estou aqui, em Lajeado. Mas olha, sinceramente, eu gosto muito desta região. Clima muito agradável, as pessoas muito receptivas. São momentos muito felizes.”

O próprio artista fez questão de pintar personalidades ligadas à educação. Os nomes de Paulo FreireClarice Lispector e Darcy Ribeiro foram escolhidos em conjunto com a comunidade universitária.

A pró-reitora de ensino Fernanda Sturch Pinheiro diz que a escolha aconteceu enquanto Kobra fazia esboços de aplicações possíveis.

“Tem a escolha dos personagens retratados e da arte em si também. Nós optamos por escolher alguém ligado às letras, literatura, porque o curso de letras foi o primeiro curso da universidade. E o outros dois nomes, porque Paulo Freire é mundialmente conhecido como um educador com sua metodologia de alfabetização e Darcy Ribeiro é um nome marcante no nível universitário, um dos autores da LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ], e um dos autores que criou um modelo universitário que nós temos hoje no Brasil.” – Fernanda Sturch Pinheiro (pró-reitora de ensino da Univates)

Foram 12 dias de trabalho. A expectativa é que ela seja entregue no dia 3 de fevereiro. Mas já virou um ponto turístico.

“Ele é um artista maravilhoso. Não tem como não vir aqui prestigiar e ainda aproveitar para tietar um pouco, tirar uma foto”, conta a bibliotecária Ana Paula Lisboa.

“Vieram muitas pessoas ao longo do trabalho. Fico até surpreso. Isso é comum com um cantor, sei lá, com grandes artistas. Mas, realmente, a pintura de um mural é uma novidade para mim, porque antes as pessoas conheciam mais o meu trabalho, mas agora, talvez por causa das redes sociais, muita gente vem e tem dado muito carinho. Eu tenho ganhado muitos presentes. Vou levar no coração”, diz Kobra.

Kobra em Lajeado – foto: Omar Freitas/Agencia RBS

Com relação à atitude do governo com relação a artistas, afirma que não sente tanta diferença:

— Venho da periferia. Mudou pouca coisa do lugar onde eu nasci para hoje. Continuo vendo a história se repetindo, artistas passando por dificuldades. A arte precisa de apoio, de incentivo. acrescenta Kobra.

O Mural
Duas semanas de trabalho in loco;
14 metros de altura por 26 de comprimentos;
cerca de 150 latas de tinta acrílica;
cerca de 30 galões de esmalte sintético.

Mural com imagens de Darcy Ribeiro, Clarice Lispector e Paulo Freire.

Manifesto da obra

A Univates lançou um edital voltado à comunidade acadêmica para produção do manifesto da obra. Cada aluno pode submeter um texto sobre a relevância das obras de Paulo FreireClarice Lispector e Darcy Ribeiro para a educação e a cultura brasileira.

As inscrições e o envio de trabalhos serão feitos pelo site até 15 de fevereiro. O resultado do concurso será publicado no dia 10 de março. A proposta vencedora será contemplada com premiação de uma disciplina de 80 horas do seu respectivo curso. O texto será lido na data da reinauguração do Prédio 1, em março de 2020.

Revista Prosa, Verso e Arte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo