Em encontro com a juventude, Lula promete mais 100 Institutos Federais e políticas públicas

“Vocês me elegeram presidente da República. Vocês têm o direito e dever de ajudar a gente a fazer mais”, disse Lula em encontro de jovens

Começou ontem (14), em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Juventude. O evento, que ocupa o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reúne jovens de todo o país para discutir políticas públicas para a população de 15 a 29 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento que abriu os trabalhos nesta noite. “Tivemos uma batalha grande pela democracia. A juventude teve solidariedade comigo. Tiveram coragem quando ousaram não acreditar nas canalhices que a elite brasileira montou para impedir que eu voltasse a ser presidente”, disse, ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

“Vocês me elegeram presidente da República. O que acho mais importante é que, pelo fato dessa luta toda, pela perseverança, vocês não apenas conquistaram direito de reivindicar. Como vocês têm o direito e dever de ajudar a gente a fazer mais. Não tem na história do Brasil momento político em que a sociedade civil teve possibilidade de participar da elaboração, aprovação e execução das políticas. A juventude ajudou uma revolução da Educação com Prouni, Reuni, escolas técnicas, universidades federais. No meu mandato, vamos fazer mais 100 institutos para a juventude”, completou o presidente Lula.

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Viver”, a conferência reunirá, até 17 de dezembro, jovens de todo o país para discutir políticas públicas para a população com idade entre 15 e 29 anos. O encontro conta com organização da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude. Também pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Lula, união e reconstrução

O retorno do diálogo entre o governo federal e a sociedade civil marca um momento significativo. Desde 2015, o governo não realizou a Conferência Nacional de Juventude. Então, trata-se de uma postura clara de desprezo por essa parcela da sociedade.

O processo preparatório para a 4ª Conferência Nacional da Juventude envolveu uma série de etapas, incluindo municipais, regionais, estaduais, livres, temáticas, de povos e comunidades, territoriais, além da versão digital. Com um engajamento expressivo e a participação ativa de diversas vertentes da juventude brasileira, as fases preliminares da Conferência mobilizaram mais de 250 mil jovens. Entidades realizaram conferências municipais em 1.535 cidades, abrangendo cerca de 1.800 municípios brasileiros.

Desse amplo espectro de eventos, emergiram 1.117 propostas que serão submetidas à avaliação na plenária final. Esta sessão ocorrerá no derradeiro dia da Conferência Nacional e contará com a participação de 1.300 delegados e delegadas de todos os estados e do Distrito Federal. Eles foram eleitos durante as fases preliminares, seguindo critérios estabelecidos no regimento interno, como a paridade de gênero, proporção étnico-racial e diversidade regional.

A programação completa está disponível no site do governo, neste link.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo