Em encontro latino-americano, diretora da Contee ressalta a importância do aprofundamento das relações entre as entidades do continente
O trabalho desenvolvido pela Contee e a criação, no último Conatee, da Secretaria de Políticas Internacionais da Confederação foram destacados na última sexta-feira (25), durante as atividades finais do Encontro de Organizações Sindicais de Educação Superior da América Latina e Caribe, realizado em Porto Alegre.
O último dia de encontro foi marcado por grandes debates e pela apresentação do vídeo institucional da Contee. Ao fim, na plenária de Organização Sindical, a coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, ressaltou a atuação da Confederação nas lutas trabalhista, sindical e educacional e enfatizou a criação da pasta como símbolo da importância dada pela entidade à articulação internacional, sobretudo na América Latina.
Segundo a diretora, a secretaria tem o objetivo de conferir à Contee uma maior capacidade de intervenção internacional e uma melhor interferência nos processos de transformação social em curso. Ela lembrou ainda que, entre as prioridades da atuação internacional da Confederação, tem destaque a intensificação das relações com organizações sindicais dos países da América Latina e Caribe e o aprofundamento das relações com organizações internacionais dos trabalhadores em educação, o que se coaduna com a finalidade do encontro promovido pelas entidades filiadas à Internacional para a Educação da América Latina (Ieal).
Em sua fala, a diretora apresentou, ainda, a primeira edição dos Cadernos de Política Internacional, lançada em outubro passado pela Contee, cuja temática foi justamente o processo de integração latino-americana e caribenha e a defesa da soberania, da paz e do desenvolvimento.
Da redação