Em reunião com delegados, Contee aprova nota pública sobre o adiamento da Conae

20140130_102833 A Contee realizou hoje (30) uma reunião com representantes das entidades filiadas eleitos delegados para representar a categoria na Conferência Nacional de Educação (Conae). Na atividade, foi apresentado pela coordenadora de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin, e pela coordenadora-geral, Madalena Guasco Peixoto, um histórico de todo processo e de como se deu esse adiamento inesperado. Foram feitas várias intervenções por parte dos participantes sobre causas, prejuízos e consequências do adiamento da Conae. Após longo debate, deliberou-se pela aprovação de uma Nota Pública da Contee a respeito da postergação da Conferência.

Os presentes também ressaltaram a importância de estabelecer nacionalmente uma articulação com as demais entidades educacionais democráticas que atuam no Fórum Nacional de Educação (FNE) para, coletivamente, traçarem estratégias de atuação quanto ao adiamento, bem como quanto à tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE), destacando que, neste momento, essa será a tarefa prioritária de mobilização.

Durante o encontro, ainda foi feita uma ampla explanação pelo coordenador da Secretaria de Formação da Contee e presidente do Sinpro-Ri, Wanderley Quêdo, sobre o caso Gama Filho e UniverCidade-Galileo. A coordenadora-geral da Contee apresentou as ações da Confederação e os desafios e articulações necessárias para assegurar que, de fato, a educação não seja tratada como mercadoria.

Diretoria Executiva

Logo após o referido debate, houve reunião da Diretoria Executiva da Contee. Dentre os pontos ressaltados, foram aprovadas as propostas e destaques feitos na reunião com os representantes das entidades filiadas eleitos para a Conae. Além disso, o coordenador da Secretaria de Finanças, Fábio Eduardo Zambon, enfatizou a importância de participação no Seminário de Sustentação Financeira que acontecerá no dia 5 de fevereiro. Também foi estabelecida a participação da Contee em atividades como o ESNA-Cuba e Congresso da FNE-Portugal.

20140130_102900A Executiva ainda aprovou a proposta da coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia, Rita Fraga, para a realização de um grande ato com o tema: “A atuação das mulheres nos anos de chumbo”, a ser realizado no final do mês de março como atividade pelo Dia Internacional das Mulheres, bem como pelo marco dos 50 anos de implementação da terrível ditadura militar. No ato acontecerá também o lançamento da Comissão da Verdade que fará o levantamento e produzirá material específico sobre os torturados e perseguidos pelo regime militar que trabalhavam nos estabelecimentos privados de ensino.

O coordenador da Secretaria de Juventude, Rodrigo de Paula, informou da atividade prevista para ser realizada em abril, em conjunto com a Secretaria de Políticas Sociais e Secretaria de Formação. Por sua vez, a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina de Castro, apresentou exemplar impresso da revista Conteúdo que traz uma seleção de matérias das revistas on-line de 2013 e ressaltou que a presente publicação é um marco pela 25ª edição da Conteúdo. Cristina destacou ainda a importância da participação Plenária Nacional da campanha “Para expressar a liberdade”, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, na qual a diretora representará a Contee. Também foi ressaltada a importância da participação das entidades no ato das centrais previsto para o dia 9 de abril, cuja pauta trata de temas essenciais em defesa dos interesses dos trabalhadores.

A próxima reunião da Executiva será no dia 21 de fevereiro. A Diretoria Plena se reunirá nos dias 11 e 12 de abril.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo