Enem 2020, mais um atentado de Bolsonaro contra a educação

De nada adiantou as entidades dos profissionais do ensino, da saúde e dos universitários e secundaristas alertarem para os riscos à saúde e os prejuízos à educação: o Governo Bolsonaro realizou as provas da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nos dias 17 e 24 de janeiro. O resultado, além da exposição irresponsável de estudantes, realizadores e demais envolvidos no evento à contaminação pelo covid-19, foi a abstenção de 51,5% dos inscritos no dia 17 e de 55,3% no dia 24. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, apenas 2.470.396 compareceram.

A insistência do governo em manter o exame acirrou ainda mais as desigualdades educacionais já graves vividas na comunidade escolar brasileira. A abstenção nestas provas foi um recorde histórico, como inédito na história do país tem sido o desmazelo, a hostilidade e a ação ofensiva do governo federal, comandado por Jair Bolsonaro, contra a educação, o ensino, a ciência, a tecnologia, a cultura, as artes – o conhecimento, enfim. Um ataque negacionista e insano!

Ao tempo em que desenvolvem uma política de destruição do ensino público e buscam a desmoralização das universidades federais, Bolsonaro e sua equipe favorecem os empresários monopolistas do setor educacional, pretendem a militarização da atividade escolar e ainda querem colocar em risco o conjunto dos envolvidos no sistema educacional (entre trabalhadores, estudantes e familiares, mais de 50 milhões de brasileiros), pressionando pela volta às aulas presenciais sem a devida segurança sanitária contra a pandemia do coronavírus.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee denuncia e repudia a ação criminosa do Governo Bolsonaro contra a educação e o ensino. Reafirma que as aulas presenciais só podem ser retomadas com a devida segurança sanitária.

A Contee conclama os brasileiros a reforçarem a luta dos movimentos sindical, social e democrático:

Pelo auxílio emergencial às famílias afetadas pela crise econômica e sanitária

Por vacina para todas e todos

Pelo impeachment de Jair Bolsonaro

Brasília, 26 de janeiro de 2021

Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo