Entidades prosseguem balanço do Domingo de Greve

Nos próximos dia 25 e 26 de outubro, um dos temas do XVI Consind da Contee será a avaliação acerca da Campanha Nacional de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, com foco, sobretudo, no Domingo de Greve. Ontem, ao Portal da Contee publicou matéria com algumas ações desenvolvidas pelas entidades filiadas de Norte a Sul do Brasil. Mas outras atividades também tomaram o país, como aconteceu em Cuiabá (MT) e Jundiaí (SP).

Veja abaixo os relatos enviados pelas entidades:

Sintrae-MT: Após uma semana de mobilização nas escolas, distribuindo panfletos e dialogando com os trabalhadores no ensino privado, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (Sintrae-MT), juntamente com a categoria, realizaram uma manifestação no dia 20 de outubro, na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, como parte de uma mobilização nacional chamada Domingo de Greve.

O Domingo de Greve foi um movimento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) em todo Brasil em protesto contra o excesso de trabalho extraclasse imposto pelas instituições de ensino fora da carga horária contratada.

“Com excesso de trabalho, os trabalhadores na educação estão cada vez mais, nos seus dias de descanso semanal, que são garantidos por leis, tomados por atividades relacionadas à escola, corrigindo provas, lançando notas, respondendo e-mails e atualizando páginas de sites escolares. Por isso tudo é que surgiu a ideia do Domingo de Greve Nacional, justamente para chamar a atenção da sociedade e da própria categoria para o absurdo dessa situação” destaca o professor Biro, presidente do Sintrae-MT.

O Domingo de Greve em Cuiabá foi marcado pelo ato em protesto contra a exploração crescente dos trabalhadores no ensino privado, mas também foi um momento de alegre encontro da categoria que assistiu a uma apresentação do grupo de capoeira “Sendero” e curtiu muita música boa e pula-pula para a criançada. O ato ainda contou com a participação da coordenadora da Secretaria de Relações Institucionais da Contte, Nara Teixeira.

sintrae

Sinpro Jundiaí: A mobilização para o Domingo de Greve em Jundiaí foi destaque na imprensa local. O Jornal de Jundiaí entrevistou a presidenta do Sinpro, Neizy Martins de Oliveira Cardoso, que denunciou o excesso de trabalho extraclasse e as atividades que cada vez mais têm sido impostas aos professores em função das novas tecnologias.

jundiai

Da redação, com informações do Sintrae-MT e do Sinpro Jundiaí

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo