Europa perderá soberania se seguir sanções dos EUA contra Rússia, diz Michael Hudson

“O comércio e o investimento europeus – antes da ‘Guerra para Impor Sanções’ de Biden – prometiam uma crescente prosperidade mútua entre Alemanha, França, Rússia e China. Agora, em vez de comprar gás, petróleo e grãos russos, os europeus comprarão dos EUA, mais aumento acentuado das importações de armas”. Se persistir nessa submissão, “a Europa praticamente deixará de ser um estado politicamente independente, estará começando a se parecer mais com o Panamá e a Libéria”, só “bandeira de conveniência”

MICHAEL HUDSON*

Agora está claro que a escalada atual da Nova Guerra Fria foi planejada há mais de um ano, com uma estratégia séria associada ao plano dos Estados Unidos de bloquear o Nord Stream 2 como parte de seu objetivo de impedir a Europa Ocidental (“Otan”) de buscar prosperidade através do comércio e investimento mútuo com a China e a Rússia.

Como o presidente Biden e os relatórios de segurança nacional dos EUA anunciaram, a China era vista como o inimigo principal. Apesar do papel útil da China em permitir que a América corporativa reduzisse os salários do trabalho ao desindustrializar a economia dos EUA em favor da industrialização chinesa, o crescimento da China foi reconhecido como representando o Terror Supremo: prosperidade através do socialismo.

A industrialização socialista sempre foi percebida como o grande inimigo da economia rentista que tomou conta da maioria das nações no século desde o fim da Primeira Guerra Mundial, e especialmente desde a década de 1980. O resultado hoje é um choque de sistemas econômicos – industrialização socialista versus capitalismo financeiro neoliberal.

Isso faz da Nova Guerra Fria contra a China um ato implícito de abertura do que ameaça ser uma longa Terceira Guerra Mundial. A estratégia dos EUA é afastar os aliados econômicos mais prováveis da China, especialmente Rússia, Ásia Central, Sul da Ásia e Leste Asiático. A questão era por onde começar a divisão e o isolamento.

A Rússia era vista como a maior oportunidade para começar a se isolar, tanto da China quanto da zona do euro da OTAN. Uma sequência de sanções cada vez mais severas – e esperançosamente fatais – contra a Rússia foi elaborada para impedir que a OTAN negociasse com ela. Tudo o que foi necessário para desencadear o terremoto geopolítico foi um casus belli .

Isso foi arranjado com bastante facilidade. A escalada da Nova Guerra Fria poderia ter sido lançada no Oriente Próximo – por resistência à apropriação dos campos de petróleo iraquianos pelos Estados Unidos, ou contra o Irã e os países que o ajudam a sobreviver economicamente, ou na África Oriental.

Planos para golpes, revoluções coloridas e mudança de regime foram elaborados para todas essas áreas, e o exército africano da América foi construído especialmente rápido nos últimos dois anos. Mas a Ucrânia está submetida a uma guerra civil apoiada pelos EUA há oito anos, desde o golpe de Maidan em 2014, e ofereceu a chance para a primeira maior vitória neste confronto contra China, Rússia e seus aliados.

Assim, as regiões de língua russa de Donetsk e Luhansk foram bombardeadas com intensidade crescente e, quando a Rússia ainda se absteve de responder, foram traçados planos para um grande confronto que começaria no final de fevereiro – começando com um ataque blitzkrieg ucraniano organizado por assessores dos EUA e armado pela OTAN.

A defesa preventiva da Rússia das duas províncias do leste ucraniano e sua subsequente destruição militar do exército, marinha e força aérea ucranianas nos últimos dois meses foi usada como desculpa para começar a impor o programa de sanções projetado pelos EUA que estamos vendo se desdobrar hoje.

A Europa Ocidental obedientemente seguiu em frente. Em vez de comprar gás, petróleo e grãos russos, ela os comprará dos Estados Unidos, juntamente com um aumento acentuado das importações de armas.

A POSSÍVEL QUEDA DA TAXA DE CÂMBIO EURO/DÓLAR

Portanto, é apropriado examinar como isso provavelmente afetará a balança de pagamentos da Europa Ocidental e, portanto, a taxa de câmbio do euro em relação ao dólar.

O comércio e o investimento europeus antes da Guerra para impor Sanções haviam prometido uma crescente prosperidade mútua entre a Alemanha, a França e outros países da OTAN em relação à Rússia e à China.

A Rússia estava fornecendo energia abundante a um preço competitivo, e essa energia daria um salto quântico com o Nord Stream 2. A Europa ganharia divisas para pagar esse crescente comércio de importação por uma combinação de exportação de mais manufaturados industriais para a Rússia e investimento de capital no desenvolvimento da economia russa.

Este comércio e investimento bilateral está agora parado – e permanecerá parado por muitos, muitos anos, dado o confisco da OTAN das reservas estrangeiras da Rússia mantidas em euros e libras esterlinas, e a russofobia europeia sendo espalhada pela mídia de propaganda dos EUA.

Em seu lugar, os países da OTAN comprarão GNL dos EUA – mas precisarão gastar bilhões de dólares construindo capacidade portuária suficiente, o que pode levar até talvez 2024. (Boa sorte até lá.) A escassez de energia aumentará drasticamente o preço mundial do gás e óleo. Os países da OTAN também aumentarão suas compras de armas do complexo militar-industrial dos EUA.

A compra quase em pânico também aumentará o preço das armas. E os preços dos alimentos também subirão como resultado da desesperada escassez de grãos resultante da interrupção das importações da Rússia e da Ucrânia, por um lado, e da escassez de fertilizante de amônia feito a partir de gás.

Todas essas três dinâmicas comerciais fortalecerão o dólar em relação ao euro. A questão é: como a Europa equilibrará seus pagamentos internacionais com os Estados Unidos?

O que ela tem para exportar que a economia dos EUA aceitará à medida que seus próprios interesses protecionistas ganham influência, agora que o livre comércio global está morrendo rapidamente?

A resposta é, não muito. Então, o que a Europa fará?

Eu poderia fazer uma proposta modesta. Agora que a Europa praticamente deixou de ser um estado politicamente independente, está começando a se parecer mais com o Panamá e a Libéria – “bandeira de conveniência”, centros bancários offshore que não são “estados” reais porque não emitem sua própria moeda, mas usam o dólar americano.

Como a zona do euro foi criada com algemas monetárias limitando sua capacidade de criar dinheiro para gastar na economia além do limite de 3% do PIB, por que não simplesmente jogar a toalha financeira e adotar o dólar americano, como Equador, Somália e Ilhas Caicos?

Isso daria aos investidores estrangeiros segurança contra a depreciação da moeda em seu crescente comércio com a Europa e seu financiamento à exportação.

Para a Europa, a alternativa é que o custo em dólares de sua dívida externa para financiar seu crescente déficit comercial com os Estados Unidos em petróleo, armas e alimentos exploda.

O custo em euros será ainda maior à medida que a moeda cair em relação ao dólar. As taxas de juros vão subir, desacelerando o investimento e tornando a Europa ainda mais dependente das importações. A zona do euro se transformará em uma zona econômica morta.

Para os Estados Unidos, esta é a hegemonia do dólar em esteróides – pelo menos em relação à Europa. O continente se tornaria uma versão um pouco maior de Porto Rico.

O DÓLAR E AS MOEDAS DO SUL GLOBAL

A versão completa da Nova Guerra Fria desencadeada pela “Guerra da Ucrânia” corre o risco de se transformar na salva de abertura da Terceira Guerra Mundial, e provavelmente durará pelo menos uma década, talvez duas, enquanto os EUA estendem a luta entre neoliberalismo e socialismo para abranger um conflito mundial.

Além da conquista econômica da Europa pelos Estados Unidos, seus estrategistas procuram prender os países africanos, sul-americanos e asiáticos em linhas semelhantes às planejadas para a Europa.

O forte aumento nos preços da energia e dos alimentos atingirá duramente as economias com déficit de alimentos e de petróleo – ao mesmo tempo em que suas dívidas em dólares estrangeiros para detentores de títulos e bancos estão vencendo e a taxa de câmbio do dólar está subindo em relação à sua própria moeda.

Muitos países africanos e latino-americanos – especialmente o norte da África – enfrentam uma escolha entre passar fome, reduzir o uso de gasolina e eletricidade ou tomar emprestado os dólares para cobrir sua dependência do comércio nos moldes dos EUA.

Tem-se falado de emissões do FMI de novos SDRs para financiar os crescentes déficits comerciais e de pagamentos. Mas esse crédito sempre vem com amarras.

O FMI tem sua própria política de sancionar os países que não obedecem à política dos EUA. A primeira exigência dos EUA será que esses países boicotem a Rússia, a China e sua aliança emergente de autoajuda em comércio e moeda.

“Por que deveríamos dar a você SDRs ou conceder novos empréstimos em dólares a você, se você simplesmente vai gastá-los na Rússia, China e outros países que declaramos inimigos”, perguntarão as autoridades americanas.

Pelo menos, este é o plano. Eu não ficaria surpreso em ver algum país africano se tornar a “próxima Ucrânia”, com tropas por procuração dos EUA (ainda há muitos defensores e mercenários wahabi) lutando contra os exércitos e populações de países que buscam se alimentar com grãos de fazendas russas, e abastecer suas economias com petróleo ou gás de poços russos – para não falar em participar da Iniciativa do Cinturão e Rota da China que foi, afinal, o gatilho para o lançamento de sua nova guerra pela hegemonia neoliberal global.

A economia mundial está sendo inflamada, e os Estados Unidos se prepararam para uma resposta militar e transformação em arma de seu próprio comércio de exportação de petróleo e agricultura e demandas de armas, para que os países escolham de que lado da Nova Cortina de Ferro desejam se juntar.

Mas o que isso tem para a Europa? Os sindicatos gregos já estão se manifestando contra as sanções impostas. E na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orban acaba de ganhar uma eleição no que é basicamente uma visão de mundo anti-UE e anti-EUA, começando com o pagamento do gás russo em rublos. Quantos outros países vão quebrar as fileiras – e quanto tempo vai demorar?

O que há nisso para os países do Sul Global serem espremidos – não apenas como “dano colateral” para a profunda escassez e aumento dos preços de energia e alimentos, mas como o próprio objetivo da estratégia dos EUA ao inaugurar a grande divisão da economia mundial em dois?

A Índia já disse a diplomatas americanos que sua economia está naturalmente conectada com as da Rússia e da China. O Paquistão encontra o mesmo cálculo no trabalho.

Do ponto de vista dos EUA, tudo o que precisa ser respondido é: “O que há para os políticos locais e oligarquias clientes que recompensamos por entregar seus países?”

Desde seus estágios de planejamento, os estrategistas diplomáticos dos EUA viam a iminente Terceira Guerra Mundial como uma guerra de sistemas econômicos.

De que lado os países vão escolher: seu próprio interesse econômico e coesão social, ou submissão a líderes políticos locais instalados pela intromissão dos EUA, como os US$ 5 bilhões que a secretária de Estado adjunta Victoria Nuland se gabou de ter investido nos partidos neonazistas da Ucrânia oito anos atrás para iniciar a luta que irrompeu na guerra de hoje?

Diante de toda essa intromissão política e propaganda da mídia, quanto tempo levará para o resto do mundo perceber que há uma guerra global em andamento, com a Terceira Guerra Mundial no horizonte? O verdadeiro problema é que quando o mundo entender o que está acontecendo, a fratura global já terá permitido à Rússia, China e Eurásia criar uma verdadeira Nova Ordem Mundial não neoliberal, que não precisa dos países da OTAN e que perderam a confiança e esperança de ganhos econômicos mútuos com eles. O campo de batalha militar estará repleto de cadáveres econômicos.

* Economista e escritor norte-americano. Professor de economia na Universidade do Missouri, Kansas e pesquisador do Levy Economics Institute do Bard College.

*Tradução Hora do Povo. Original do portal The Saker, sob o título “O dólar devora o euro”

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo