FEPESP: Convenção da Educação Básica está assinada
Foi assinada no dia 15/06 a Convenção Coletiva da Educação Básica para professores e auxiliares de educação básica. Ela terá validade por dois anos, até 28 de fevereiro de 2014.
Apesar de a proposta ter sido aprovada pelas assembleias no início de maio, a redação da Convenção levou mais de um mês para ser concluída. Isso porque, apesar de a Convenção ter mantido quase todas as cláusulas sociais, algumas foram alteradas (veja abaixo) e cada nova redação exige quase que uma segunda negociação.
Muitas vezes, a mudança parece insignificante, mas fará toda a diferença para o trabalhador que for beneficiado por ela. É o caso da Garantia Semestral de Salários que teve alterado o tempo mínimo de serviço para o professor ter direito, abrangendo um maior número de professores.
Nas cláusulas econômicas, destaque para o aumento real em 2012 (1,2%) e em 2013 (2%) e também o aumento da participação nos resultados para 24%. A polêmica ficou por conta do reajuste de 2012 ter começado a valer apenas a partir de maio e não de março, nossa data base. Excepcionalmente, esse foi o preço pago para assegurar um aumento real maior e definitivamente incorporado aos salários.
Fonte: Fepesp