Feteerj: Diretoria da federação se reuniu dia 02/03 para discutir a Campanha Salarial 2024, Conae e o 8M

A diretoria colegiada da Feteerj se reuniu de modo on-line no dia 02 de março para discutir a campanha salarial 2024 e iniciar a mobilização pela renovação dos Acordos (ACT) e Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) com a Estácio, SESI e Sinepe-RJ e outras patronais.

Foi deliberado que as propostas principais da campanha a ser levada aos Sindicatos dos Professores (Sinpros) filiados à Federação serão:

– Pagamento do INPC do período;

– Ganho real salarial;

– Manutenção das cláusulas sociais e abertura de debate para novas cláusulas.

Com isso, todos os Sinpros levarão essas propostas para as assembleias da categoria nas respectivas regiões em que atuam e trarão as decisões locais para a próxima reunião da Feteerj.

Os Sinpros também discutirão o mote para a campanha salarial, nos mesmos moldes das campanhas anteriores: “É na luta que a gente se encontra e conquista” – campanha 2023; “Mais trabalho com menos salário? Assim não dá!” – campanha 2022.

Foi deliberada a manutenção da atual Comissão de Negociação para iniciar as discussões com as patronais, que estão sendo agendadas.

A Feteerj irá contatar o MPT (Ministério Público do Trabalho) para denunciar demandas relativas aos Sinpros, como o não pagamento das contribuições dos filiados e da taxa negocial e cobranças indevidas aos professores da parte de Instituições de ensino – demandas específicas em Teresópolis, Nova Friburgo e Rio de Janeiro.

A Federação também irá pedir uma audiência com o superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro para tratar dessas e outras questões.

CONAE 2024:

Na reunião, foi dado um informe sobre a importância da realização da CONAE 2024 (Conferência Nacional de Educação), em Brasília, que teve a presença de delegados da Feteerj e Sinpros. Apesar do sucesso da reunião, que cumpriu o papel de aprovar um texto democrático e pró-ensino público gratuito e de qualidade, a luta para a aprovação das propostas no Congresso Federal será árdua e necessitará da mobilização de toda a sociedade.

Registre-se que, na CONAE, a delegação da Contee, Feteerj, demais federações e Sinpros cumpriram o papel de denunciar o intenso e gravíssimo processo de mercantilização da educação, o que trouxe, além da precarização brutal do ensino, um desemprego no ensino superior altíssimo: o setor que já teve 1 milhão de empregos, atualmente, tem cerca de 500 mil trabalhadores – leia a matéria sobre a CONAE.

FETEERJ VAI PARTICIPAR DO 8M – POR MAIS MULHERES NA POLÍTICA:

Foi aprovada a participação da Feteerj e de todos os Sinpros na Marcha do Dia Internacional da Luta da Mulher, em 8 de março – o 8M. O evento principal será uma passeata da Candelária até a Cinelândia, concentração às 16h. A CUT, central sindical a qual a Feteerj é filiada, estará presente com uma ala de trabalhadoras e trabalhadores.

Os eixos do 8M este ano, decididos em plenária com dezenas de entidades do movimento social, sindicatos e partidos, são:

– 8M nas ruas pela vida de todas as mulheres e a legalização do aborto;

– Chega de feminicídio, lesbocídio, capacitismo e transfeminicídio;

– Pelo fim do genocídio negro, indígena e palestino;

– Nenhuma anistia para os golpistas de ontem e de hoje;

– Democracia com justiça social e ambiental;

– Por emprego sem privatização, saúde e comida no prato;

– Por mais mulheres na política!

A Feteerj orienta os Sinpros filiados a participarem e apoiarem em suas regiões em todo o Estado das manifestações pelo Dia da Luta da Mulher.

Da Feteerj

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo