Fitrae-BC: Saep-DF decide pela filiação à federação

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares do Ensino no Distrito Federal (Saep-DF) realizou Assembleia Geral Extraordinária no sábado, 18, por meio eletrônico, para deliberar sobre a manutenção ou desfiliação da entidade à Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Fitee) e sua filiação à Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC).

Carlos Pompe

Maria de Jesus da Silva, diretora de Formação, dirigiu os trabalhos, relatou o histórico do Sindicato e seu relacionamento com a Fitee. Colocada em votação, foi aprovada a saída da Fitee. Em seguida, foi aprovada a filiação à Fitrae-BC. Ambas as decisões foram unânimes.

Alan, presidente da Fitrae, saudou os presentes e parabenizou a todos pelas decisões tomadas. “A partir de agora o Saep estará presente nas reuniões e atividades da nossa Federação, fortalecendo as nossas lutas e colaborando com nossos objetivos”.

Geraldo Profírio Pessoa, da diretoria da Fitrae-BC, esclareceu que a entidade é parceira da Fitee nas atividades sindicais. “A Fitrae-BC defende a soberania nacional e do Estado democrático de direito, autonomia em relação ao poder público, aos partidos políticos e aos patrões, respeito ao pluralismo de ideias, de concepções políticas e filosóficas e de crenças religiosas, liberdade e autonomia sindicais,a universalização da escola pública, em todos os níveis, dentre outros pontos”, afirmou.

Convidado para a reunião, Victor Frota, representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), manifestou a preocupação com os prejuízos e apreensões causados pela pandemia do novo coronavírus e com a garantia de segurança sanitária para o retorno às aulas, “que é a exigência dos trabalhadores, dos alunos e pais de alunos”.

O Saep-DF foi fundado no dia 18 de novembro de 2005 e reconhecido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) em 29 de março de 2007. Parcela expressiva da categoria trabalha sob intensa pressão dos empregadores. Preocupado em estar cada vez mais perto do auxiliar, esclarece dúvidas jurídicas, trabalhistas e divulga a mais eficaz forma de luta que o trabalhador organizado dispõe: o Sindicato.

A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC), que reúne docentes e auxiliares de ensino de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal, foi criada em abril de 2008.

Carlos Pompe

Da Fitrae-BC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo