Guerra de Trump e Netanyahu mata cada vez mais crianças no Oriente Médio, diz Unicef
Guerra no Oriente Médio cobra alto preço em vidas infantis: agressão resulta em 10 crianças mortas por dia apenas no Líbano em ataques de Israel
A escalada de conflitos no Oriente Médio, impulsionada pelas recentes ofensivas militares de Israel e dos EUA,tem sacrificado crianças, com um crescimento alarmante no número de vítimas. Relatórios da Unicef e de autoridades de saúde locais detalham um rastro de mortes e ferimentos de meninos e meninas. Só no Líbano, a agência da ONU para a infância reporta uma média trágica de dez crianças mortas por dia.
De acordo com o monitoramento da Unicef em conjunto com o Ministério da Saúde do Líbano, a onda de ataques aéreos atingiu o ápice de letalidade nos primeiros dias de março. Somente entre 2 e 9 de março, o balanço de crianças mortas no país saltou de 31 para 83, com o número de feridos chegando a 254 no mesmo período.
O governo libanês classificou os episódios como uma “agressão israelense” que vitimou, ao todo, 394 pessoas em uma semana. Diante da gravidade, a Unicef reforçou que os ataques a infraestruturas civis são inaceitáveis, afirmando em documento oficial: “O custo para as crianças é além do suportável. As partes em conflito devem cumprir as suas obrigações ao abrigo do direito internacional humanitário para proteger as crianças e a infraestrutura civil de que dependem.”
Ataques israelenses e norte-americanos também provocam infanticídios no Irã
A situação é igualmente crítica no Irã, onde o Ministério da Saúde indica que crianças representam cerca de 30% das vítimas totais desde o início dos ataques dos EUA e Israel no final de fevereiro. Um dos episódios mais dramáticos ocorreu em Minab, onde um ataque a uma escola primária resultou na morte de cerca de 168 meninas entre 7 e 12 anos. A Unicef confirmou a gravidade da situação e reiterou a necessidade de segurança absoluta em ambientes educacionais. “Nenhuma criança deve ser alvo ou morrer enquanto busca educação. Escolas devem ser refúgios seguros, não campos de batalha.”
Netanyahu causou um extermínio de 20 mil crianças em Gaza
Em Gaza, a Unicef contabiliza mais de 20 mil crianças mortas pelas forças israelenses desde outubro de 2023. No Iêmen e na Síria, o cenário de fome e novos deslocamentos mantém milhões de menores sob risco constante. A agência internacional adverte que a privação de educação e saúde compromete o futuro de gerações inteiras, mantendo o apelo por um cessar-fogo imediato e pelo acesso humanitário irrestrito para o fornecimento de suprimentos médicos e apoio psicossocial às vítimas.
Por Davi Molinari





