Inep divulga resultado de indicadores de qualidade da educação superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (18) o resultado de indicadores de qualidade da educação superior. O Índice Geral de Cursos (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013 estão publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Para que os conceitos se consolidem, comissões de avaliadores farão visitas para confirmar ou alterar a avaliação obtida. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos podem optar por não receber a visita e transformar o CPC em conceito permanente.O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente e considera, por exemplo, a média dos últimos CPCs dos cursos avaliados.

O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. É divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

Da Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo