Lira vai procurar Lula para falar sobre PEC da Transição

Encontro deve ocorrer em São Paulo assim que o presidente eleito chegar da viagem ao exterior

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai procurar Lula (PT) para falar sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição assim que o presidente eleito desembarcar no Brasil.

A primeira versão da PEC prevê que o Bolsa Família – hoje chamado Auxílio Brasil – e outros gastos sociais fiquem permanentemente de fora do teto de gastos, mecanismo criado no governo Michel Temer (MDB) – e descumprido pelo de Jair Bolsonaro (PL) – para limitar as despesas da União.

Silêncio de Bolsonaro surpreende até aliados, que veem presidente em ‘mundo paralelo’

Como o blog mostrou, o texto causou reação negativa no mercado financeiro, entre economistas que atuam na equipe de transição e entre integrantes do Centrão, do qual Lira é uma das principais lideranças.

A interlocutores, Lira tem dito que “nunca viu PEC entrar e sair igual” do Congresso e que gostaria de participar de uma reunião conjunta com os senadores para discutir o texto.

Lula, por sua vez, sinalizou a Lira que está disposto a ouvi-lo. Aliados do petista diz que o presidente eleito repete sempre que “cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça” – uma indicação de que vai adotar uma postura de cautela em relação à presidência da Câmara, que, sob comando de Eduardo Cunha (MDB), foi determinante para o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo