Mais de 25 mil escolas aderiram ao PDDE Escola e Comunidade
O programa repassará mais de R$ 70 milhões para as escolas participantes. Iniciativa conta com a participação das 27 secretarias estaduais de educação e de 2.639 secretarias municipais. Sistema de adesão segue aberto
Mais de 25 mil escolas públicas de todo o país já envie meus projetos de formação para o Programa Dinheiro Direto na Escola ( PDDE ) Escola e Comunidade . A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é vinculada ao Programa Escola e Comunidade (Proec) e repassará mais de R$ 70 milhões às escolas públicas de educação básica participantes para apoiar projetos de formação realizada e implementadas essas unidades escolares , na perspectiva da educação integral.
Os projetos enviados pelas escolas serão o eixo das ações financiadas e deverão ser construídos de forma colaborativa, com a participação do conselho escolar. Entre as atividades previstas , estão escritórios, palestras, visitas guiadas e outras formações externas à comunidade escolar e à população local . A tem iniciativa como objetivo estreitar os laços entre escolas públicas, famílias e comunidades, promovendo a gestão democrática e incentivando práticas educativas voltadas à cidadania, à participação social e à construção de uma cultura de paz.
Ao analisar os dados da adesão, o MEC constatou que , até o momento, 4.305 cidades brasileiras contam com pelo menos uma escola da rede estadual ou municipal participando do programa . Todas as unidades realizadasão a oficina Pense Antes de Compartilhar: O Poder da Informação e o Perigo das Fake News . A atividade foi pré-definida no projeto de formação das escolas participantes do Ciclo 2025 do Proec .
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt , agradeceu o engajamento das secretarias estaduais e municipais de educação que aderiram ao programa e mobilizaram suas redes escolares. “Essa ampla adesão demonstra o compromisso das redes com o fortalecimento da gestão democrática e a união entre escola, família e comunidade, pilares centrais da educação”, afirma ou .
Repasse – Serão contempladas, neste primeiro lote, as escolas que enviaram seus projetos de formação até o dia 8 de junho de 2025 . Para receber os recursos, eles deverão estar com suas Unidades Executoras ( UE x ) adimplentes, tanto nas informações cadastrais quanto na prestação de contas. A lista com as escolas selecionadas será encaminhada nos próximos dias , via e-mail , aos articuladores cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle ( Simec ) .
Novas adesões – As escolas que não desejam enviar seus projetos de formação ainda têm a oportunidade de participar para receber os recursos do segundo lote do programa. As novas adesões das secretarias de educação podem ser feitas pelo Simec , no módulo “ Plano de Ações Articuladas (PAR) 4 ” . Eles devem enviar os projetos de formação via PDDE Interativo . UM a contemplação no segundo lote de repasses dependerá da disponibilidade orçamentária, conforme previsto na Resolução MEC nº 5/2025 .
Em caso de dúvidas, as equipes técnicas das secretarias de educação podem entrar em contato pelo e-mail proec@mec.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-8358.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)



