Ministra da Educação de Angola visita Brasil e debate políticas públicas com governo

Encontro faz parte do fortalecimento de parceria entre o Brasil e o país africano no âmbito educacional

Foto: Ministério da Educação

GIOVANNE RAMOS*

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, recebeu em audiência a ministra da Educação de Angola, Luisa Grilo, e sua delegação para debater as principais políticas públicas geridas pela pasta. O encontro, a fim de fortalecer o vínculo entre Brasil e Angola, buscou parcerias na área da educação e contou com a participação de secretários e representantes da autarquia do ministério.

Na ocasião, Santana afirmou que o país africano é estratégico para as relações exteriores do Brasil e para o próprio Ministério, relembrando a visita do presidente Lula à cidade de Luanda, em agosto deste ano.

Camilo apresentou as principais diretrizes da pasta, como a alfabetização na idade certa, as escolas em tempo integral, o Programa Escolas Conectadas, a inclusão e equidade na educação, a formação continuada de professores, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que é modelo em todo o mundo.

A ministra angolana apontou a importância da troca de experiências e o diálogo entre os países para a melhoria de suas políticas. “Agradeço o apoio de todos que vieram compartilhar suas experiências, os desafios que já enfrentaram e o que juntos ainda vamos enfrentar. A educação vai além de precisar de recursos financeiros, ela precisa de recursos humanos. O papel das pessoas é fundamental para que os jovens tenham uma educação de qualidade e, por essa razão, a presença dos técnicos neste momento é fundamental, pois juntos vamos vencendo e trocando conhecimentos”, destacou, segundo nota do MEC.

A delegação de Angola ainda participou de um encontro com gestores da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e INclusão (Secadi), que apresentaram as políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos, de educação especial na perspectiva inclusiva e de formação docente para educação especial.

Em seguida, a delegação seguiu para Goiânia (GO) para participar de uma reunião com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás. Durante o encontro, foi apresentado um monitoramento e a avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

*Jornalista multimídia formado pela Unesp. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Da Alma Preta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo