Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar ida à embaixada da Hungria

O jornal ‘The New York Times’ noticiou com imagens hospedagem do ex-presidente no feriado de carnaval. Embaixada da Hungria confirmou ao Ministério das Relações Exteriores que recebeu Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu nessa segunda-feira (25) prazo de 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro explique sua ida à embaixada da Hungria, em Brasília, no dia 8 de fevereiro de 2023, quando teve o passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF).

O passaporte foi apreendido durante a Operação Véritas, que apurava tentativa de golpe de Estado e ontem o The New York Times noticiou com imagens que o ex-presidente brasileiro e seus guarda-costas foram vistos na missão diplomática húngara.

Na prática, pelo direito internacional, como embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros, em caso de uma nova operação, com o consentimento do governo húngaro.

Bolsonaro é próximo politicamente e ideologicamente do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, político de extrema-direita. Durante seu mandato, Bolsonaro chegou a chamar Orbán de “irmão”.

O embaixador da Hungria, Miklos Halmai, foi chamado nessa segunda-feira ao Itamaraty para dar esclarecimentos a respeito da hospedagem de Bolsonaro no local.

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores confirmou que Bolsonaro foi recebido pela secretária de Europa e América do Norte, a embaixadora Maria Luísa Escorel.

O que diz a defesa e o próprio Bolsonaro

Após a publicação da reportagem no NYT, a defesa do ex-presidente admitiu a estadia de Bolsonaro entre os húngaros.

No comunicado divulgado à imprensa, os advogados do ex-presidente disseram que ele “passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo” e que, no período, o ex-presidente “conversou com diversas autoridades húngaras “atualizando os cenários políticos das duas nações”.

“Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não direi onde mais estive. Sou amigo de chefes de alguns Estados, eles estão preocupados. Converso com eles sobre assuntos de interesse do nosso país”, afirmou Bolsonaro ao portal de notícias brasileiro Metrópoles mais cedo. (Com agências)

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo