Pauta defendida pelo Sinpro/AL: professor é prioridade para imunização contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou ontem, 17/4. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A campanha vai até 26 de maio e o dia da mobilização nacional está marcado para o dia 13. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país.

Atenção professores

Para ter direito a vacina, o profissional deve apresentar seu contracheque e um documento com foto, se dirigir a quaisquer das unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Vacina protege contra três subtipos

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.

Pleito do Sinpro/AL

Ainda em 2016, o presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Eduardo Vasconcelos, encaminhou ao governador Renan Filho uma solicitação de inclusão dos professores da rede privada e pública no grupo de risco para vacinação contra o vírus H1N1. A medida solicitava que o governador fizesse uma intervenção junto à Secretaria de Saúde para que os educadores estivessem no grupo de risco.

Do Sinpro-AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo