Policial pai de aluno agride, aponta arma e ameaça professor no Paraná que repreendeu gesto nazista

O agressor se identificou como delegado da Polícia Federal; ministro da Justiça, Flávio Dino, manda investigar

Por Ivan Longo

O pai de um aluno do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Confracarmo), em Guaíra, no Paraná, agrediu, ameaçou e apontou uma arma para o professor Gabriel Barbosa Rossi, que leciona História na instituição. O crime foi registrado na última sexta-feira (30).

O agressor foi até a porta da escola em uma viatura policial, se identificou como delegado da Polícia Federal e procurou pelo professor. Quando Gabriel se apresentou, foi agredido pelo homem, que estava armado, com um “mata leão”, além de ameaçado.

“Esse pai chegou na porta da escola perguntando se ele era o professor Gabriel […] meu filho se virou com a mão estendida para cumprimentar, e o pai agarrou o braço dele e começou com as agressões. Deu um mata-leão, asfixiou, deu voz de prisão. Em seguida colocou uma arma na testa dele”, relatou a mãe do professor ao site Pragmatismo Político.

Segundo relatos de outros estudantes e funcionários da escola, o agressor estaria irritado pelo fato do professor Gabriel ter repreendido seu filho após ele fazer declarações preconceituosas em sala de aula. O mesmo estudante já teria, em outra ocasião, feito um gesto nazista.

Em nota, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo informou que “lamenta profundamente o episódio violento” e que “tal agressão é inadmissível”.

Confira a íntegra da nota

“NOTA DE REPÚDIO A TODA E QUALQUER VIOLÊNCIA

O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo lamenta profundamente o episódio violento ocorrido nesta sexta-feira (30/06), contra um de nossos professores, em frente ao Colégio. Tal agressão é inadmissível, acima de tudo, em uma instituição de ensino, a quem cabe o mais importante dever social, que é o de educar as crianças e os jovens, preparando-os para o exercício da cidadania.

Somos uma Escola Franciscana da rede SCALIFRA-ZN que defende os princípios e valores da Paz e do Bem. E em sua ação pedagógica busca promover o diálogo entre a família e a escola, ferramenta fundamental, na parceria de educar, pois educamos principalmente pelo exemplo e nas atitudes de amor e respeito. Somos, também, signatárias da cultura da paz, do diálogo, da correção com amor e compreensão, a exemplo de São Francisco de Assis.

Desta forma, expressamos nosso total repúdio a todo o tipo de manifestação de violência, e todas as formas de agressão, intolerância e ódio. E conclamamos as famílias a ressignificar a arte do diálogo com seus filhos, nossos alunos e com os professores destes. Sempre há novos caminhos a descobrir, para um jeito franciscano de educar para o desenvolvimento do ser humano: mais humano.

Reiteramos nosso apoio ao professor agredido e vale ressaltar que nada justifica uma agressão, seja física, moral ou verbal, e será sempre um ato repudiável, independentemente das razões que possam levar alguém a cometer tal atitude.

Equipe Diretiva e Pedagógica”

Flávio Dino comenta

Através das redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que tomou conhecimento da agressão e que a Polícia Federal investigará o caso, já que o pai do aluno se apresentou como delegado da instituição.

“Sobre a denúncia veiculada pelo Professor Gabriel Barbosa Rossi, no Paraná, informo que já houve o registro formal e as apurações administrativas serão procedidas na Polícia Federal, visando ao esclarecimento dos fatos e cumprimento da lei”, escreveu Dino.

Da Revista Fórum

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo