Presidente da Fepesp critica compra da FMU pela Laureate

Em entrevista à Rádio Estadão, o professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp, criticou a compra da FMU pelo grupo americano Laureate, que controla a Anhembi-Morumbi.

Ele afirmou que a educação superior tem se mostrado um negócio atrativo em grande parte pelas políticas de financiamento adotadas pelo governo. O Prouni, por exemplo, permite que as instituições troquem impostos por bolsas de estudo. “É como se eu pudesse pagar em aulas o meu imposto de renda”, afirmou Napolitano. “O Fies também garante um mercado cativo, com receita certa, já que o pagamento da mensalidade está garantido pela CEF, sem nenhum questionamento sobre o valor cobrado”, completou.

Do ponto de vista da educação, a concentração no ensino superior é uma tragédia, pois essas aquisições estão sendo feitas por fundos de investimentos que não têm nenhum compromisso com a educação, mas apenas o lucro. “Se daqui a alguns anos, o controle do MEC aumentar e não for possível manter a rentabilidade, esses grupos vão embora”, afirmou Napolitano.

Ouça aqui a íntegra da entrevista de Celso Napolitano, feita em 23/08.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo