Quinto voo traz mais 215 brasileiros para casa: governo já resgatou 916 da zona de conflito

Outra aeronave aguarda para retirar brasileiros que se deslocam para o Egito – 32 aguardam a abertura da fronteira. Lula falou com líderes de Israel, Autoridade Palestina e Egito

O quinto voo de resgate da chamada operação Voltando em Paz, do governo, pousou à 1h45 desse domingo (15) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe mais 215 brasileiros, incluindo nove bebês, da zona de conflito no Oriente Médio. Agora, já são 916 resgatados.

O conflito na região já dura oito dias, desde o primeiro ataque do Hamas. Segundo informações parciais, o número de mortes se aproxima de 4 mil. São 2,3 mil na Faixa de Gaza e 1,4 mil em Israel.

Nos voos anteriores da operação do governo federal, foram resgatados 211 brasileiros no primeiro, 214 no segundo, 69 no terceiro e 207 no quarto. Além deles, três cachorros e cinco gatos. A quinta aeronave, que saiu sábado (14) de Tel Aviv, às 11h55 de Brasília (17h55) no horário local, trouxe mais 16 animais de estimação.

Aeronave aguarda para ir ao Egito

O governo informou que a aeronave da Presidência da República destacada para resgatar o grupo de brasileiros que está no lado palestino segue em Roma, aguardando o momento de se deslocar para o Egito. Também ontem, 16 brasileiros iniciaram deslocamento para cruzar a fronteira. Até então, estavam abrigados em uma escola ao norte de Gaza, e seguiram em ônibus fretado pelo governo brasileiro para o sul, juntando-se a outros 10 interessados na repatriação. Às 17h26, o governo atualizou os dados, informando que neste momento 32 brasileiros aguardam a abertura da fronteira egípcia.

Foi formado um gabinete de crise logo no início do conflito, acionando as embaixadas do Brasil em Tel Aviv e no Cairo, além do Escritório de Representação em Ramala, na Palestina. Por meio de um formulário on-line, mais de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse em retornar. “Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados. O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv”, informa ainda a Presidência.

Solidariedade e corredor humanitário

Enquanto isso, continuam as tentativas diplomáticas para obter um cessar-fogo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou ontem com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, pedindo também apoio para a retirada de brasileiros. Na última quinta-feira (12), Lula falou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, agradecendo o apoio do país e reforçando o apelo para formação de um corredor humanitário na região, além de manifestar solidariedade às vítimas dos ataques.

“Os brasileiros que estavam em Gaza conseguiram sair da zona de conflito e chegaram a Khan Yunis, posto de fronteira com o Egito. Agora, vamos esperar que essa fronteira abra. Assim que abrir, imediatamente a gente consegue fazer o nosso pessoal cruzar. Mas, graças a Deus, eles estão longe da parte mais intensa dos bombardeios, que é a parte norte”, afirmou o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo