Reunião ministerial do G20, em São Paulo, discutirá desigualdade e reformas financeiras

Liderado por Fernando Haddad e Roberto Campos, o encontro na quarta-feira (28) começa preparatório nesta segunda (26), com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais

por Cezar Xavier

A primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20 está prestes a acontecer no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Este encontro, parte da agenda da presidência brasileira do G20, será marcado por debates sobre o combate à desigualdade global e reformas em instituições financeiras multilaterais. O Brasil será representado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O evento terá início com um encontro preparatório nos dias 26 e 27 de fevereiro, onde representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais discutirão os temas que serão abordados na reunião ministerial. A embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, representará o Brasil durante esses dois dias.

A partir do dia 28 de fevereiro, Haddad e Campos Neto participarão das sessões temáticas da reunião ministerial. Enquanto isso, Haddad terá uma série de encontros bilaterais e participará de eventos paralelos. Entre os destaques da agenda de Haddad, estão reuniões com autoridades internacionais, como o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Além disso, estão programados eventos ligados ao plano de transição ecológica, incluindo uma entrevista coletiva sobre o programa de proteção cambial para investimentos verdes sustentáveis e a participação em um fórum de mudanças climáticas.

No dia 1º de março, Haddad fará o discurso de abertura da reunião ministerial, seguido por participações em eventos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da segunda sessão da reunião do G20, que discutirá perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.

A reunião do G20 contará com a participação de delegações de 27 países, além de representantes de 16 organizações e bancos internacionais. Entre os países confirmados estão os membros do G20, como Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, e também convidados como Argentina, Noruega, Portugal e África do Sul.

O encontro ministerial do G20 em São Paulo visa promover o debate sobre políticas públicas para combater desigualdades globais e financiar o desenvolvimento sustentável, além de discutir questões como taxação internacional e perspectivas do setor financeiro. Com uma agenda diversificada e a presença de representantes de todo o mundo, espera-se que a reunião contribua para avanços significativos na busca por soluções para os desafios econômicos globais.

Do Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo