Seminário Internacional aborda os desafios do movimento sindical frente à crise do capitalismo

Na manhã de ontem (4), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em conjunto com outras centrais sindicais, promoveu o Seminário Internacional “A crise do capitalismo e seus Impactos na Organização Sindical e no Trabalho”. O evento marcou o encerramento do Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM), que reuniu mais de 50 sindicalistas de 30 países.

O seminário proporcionou uma oportunidade única para líderes sindicais de diversas partes do mundo aprofundarem suas análises sobre os impactos do sistema capitalista globalmente. A troca de experiências e o debate intenso durante o evento visaram fortalecer os laços de unidade e solidariedade entre os movimentos sindicais, destacando a importância da luta e resistência contra a agressão imperialista e em defesa da autodeterminação dos povos e nações.

“Para nós do sindicalismo classista, é crucial poder interagir com nossos irmãos de todo o mundo. A troca de ideias e debates intensos durante esses dias servirá para fortalecer nossa causa e melhorar as condições de vida da classe trabalhadora”, afirmou Adilson Araújo, presidente da CTB.

Além das discussões sobre os desafios enfrentados pelo movimento sindical, o evento também dedicou um momento de solidariedade à Palestina. Uma sindicalista palestina expressou sua gratidão pelo apoio internacional e denunciou os constantes ataques e violações de direitos humanos enfrentados pelo povo palestino. “Vocês reforçam nossa força e acalmam nossa paciência na luta contra a ocupação israelense. O povo palestino continua a sofrer assassinatos e ataques diários, enquanto o mundo assiste em silêncio. Acreditamos que o povo livre do mundo não aceitará essa situação”, declarou Suzan Tayseer Salam, emocionada.

Ernesto, representante da Central de Trabajadores de Cuba (CTC), reafirmou o compromisso de Cuba com a luta dos trabalhadores, destacando a importância da solidariedade internacional na busca por justiça e igualdade. “Ratificamos que Cuba, seguirá tremulando a bandeira da luta dos trabalhadores”, disse.

O secretário geral da FSM, Pambis Kyritsis, agradeceu aos organizadores pelo excelente acolhimento e pela oportunidade de compartilhar experiências e preocupações entre os movimentos sindicais classistas. “Quero agradecer aos anfitriões pela recepção excelente em nosso Conselho Presidencial, assim como pela iniciativa em organizar o seminário de hoje. O que nos permitiu trocar experiências, esboçar opiniões e preocupações encontrados pelo movimento sindical classista”, enfatizou o secretário da FSM.

O Seminário Internacional não apenas proporcionou uma plataforma para análises profundas sobre os impactos do capitalismo, mas também fortaleceu os laços de solidariedade entre os sindicalistas.

Da CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo