Sinpro ABC: Em assembleia virtual, professores da educação básica aprovam contribuição assistencial
Docentes da educação básica participaram, no sábado (3/12), da assembleia virtual que deliberou a contribuição assistencial para o ano de 2023 no segmento. Por unanimidade, os professores aprovaram 5% sobre o salário de março, a ser descontado em parcela única, no mês de abril.
“Essa contribuição é necessária para manter o Sinpro ABC vivo e operante nas lutas em defesa dos direitos da categoria”, explicou a presidente do Sindicato, Edilene Arjoni. “Não existe presente por parte do empregador. Nossa Convenção Coletiva é resultado de um trabalho árduo do movimento sindical, que luta para assegurar a criação, manutenção e ampliação das cláusulas”.
Conforme completou o secretário de Assuntos Financeiros do Sinpro ABC, Gladston Minoto, ter a categoria fortalecida é essencial para impedir os retrocessos que o patronal insiste em pautar nas mesas de negociações.
Vale destacar que a Educação Básica, em 2021, teve a Campanha Salarial levada à Justiça e, após pressão do movimento sindical, a Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) e o Sieeesp (sindicato patronal) retomaram as negociações, que tiveram as propostas aprovadas pela categoria em assembleia realizada em novembro de 2021:
Reajuste salarial em 2023: reposição da inflação em 1º de março de 2023.
PLR ou abono para 2023: 18% de PLR/abono em 15 de outubro de 2023 ou 1,5% no salário em 2023.
Cláusulas Sociais válidas até 28 de fevereiro de 2025.
Manutenção integral de todas as cláusulas com os seguintes destaques:
– Bolsas de estudo integrais
– Seguro de vida em grupo
– Férias coletivas e recesso de 30 dias
– Garantia semestral de salários
– Pagamento obrigatório de janelas
– Pagamento por trabalho tecnológico
– Adicional para elaboração de provas substitutivas
– Estabilidade pré aposentadoria até 2025
– Estabilidade para todos até 20/12/21
– Estabilidade de 180 dias para integrantes de comissões paritárias (negociação PLR)
O Sinpro ABC reitera que no mês de desconto da contribuição assistencial não é feita a cobrança da mensalidade sindical aos associados. O prazo para a entrega da oposição ao desconto será divulgado no início do ano letivo de 2023, bem como todas as orientações para a entrega da carta ao Sindicato. Acompanhe as atualizações em nossos canais oficiais.