Sinpro Campinas e Região: Renovação e paridade de gênero marcam diretoria eleita do sindicato

Renovação e paridade de gênero marcam diretoria eleita do Sinpro Campinas e Região
Foto: Reprodução/Sinpro Campinas

Com uma votação expressiva – 94% dos votos válidos – a Chapa Unitária “Democracia Sempre: História e RenovAção” foi eleita para presidir o Sinpro Campinas e Região no período de 2024 a 2027. Ao todo, a chapa recebeu 915 votos contra 41 nulos e 18 brancos. A eleição, que terminou na última sexta-feira (10/11), transcorreu dentro da normalidade.

A professora Conceição Fornasari, eleita pela segunda vez consecutiva como presidente da entidade, discursou logo após a divulgação do resultado. “Sintetizo este mandato – e o próximo – com uma frase do Papa Francisco: ‘O sindicato é a voz dos que não têm voz’. É com esse espírito que pretendo continuar dirigindo o nosso sindicato na próxima gestão: dando voz aos professores que são explorados pelo capital e lutando ao lado deles para garantir seus direitos, assim como estaremos ao lado de todos os demais trabalhadores, dos sem-teto, dos sem-terra, dos famintos… Antes de tudo, lutamos por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

Na sequência, Fornasari agradeceu à Comissão Eleitoral e aos representantes de entidades presentes na apuração. Usaram a palavra Luzimar Monteiro (Comissão Eleitoral), Ednilson Arendt (Comissão Eleitoral), Augusto Petta (ex-presidente do Sinpro Campinas e Região e diretor do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES), Maria Clotilde Lemos Petta (diretora e ex-presidente do Sinpro Campinas e Região), Paulo Nobre (diretor do Sinpro Campinas e Região e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB), Liliana Aparecida de Lima (diretora do Sinpro Campinas e Região e coordenadora do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES), Carlos Artioli (Partido Comunista do Brasil – PcdoB), José Geraldo Santana (Assessor Jurídico da Chapa 1 e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee) e Celso Napolitano (Presidente do Sinpro São Paulo e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – Fepesp).

Celso Napolitano, em nome da Fepesp, destacou a “votação maciça” da Chapa 1 e citou a questão da paridade de gênero como um diferencial da próxima diretoria. “Se considerarmos apenas os professores da ativa, veremos que 65% participaram da eleição – o que já seria um número expressivo. Dos 65% que estavam em condições de voto e participaram da eleição, 94% votaram na Chapa 1. E mais: em relação à participação da mulher, o Sinpro Campinas dá exemplo às demais entidades ao dividir os cargos de direção igualmente entre homens e mulheres. Ao todo, a próxima diretoria terá 16 homens e 16 mulheres”.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo