Sinpro Campinas e Região: Sindicato dá boas-vindas aos professores e professoras em 2022

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

A frase acima, proferida pelo educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, serve como norte para a diretoria do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas), que inicia um novo ano dando as boas-vindas a todos os professores e professoras na volta às aulas. Como na sentença de Paulo Freire, queremos que 2022, ainda mais do que os anos anteriores, seja um tempo em que nosso ideal de uma sociedade justa e igualitária esteja acompanhado de ações de ordem prática.

Sabemos que, no campo da educação, nossos desafios são e serão muitos ao longo dos próximos meses. A começar pela imensa carga de responsabilidade que recairá sobre escolas e universidades no retorno presencial ao ano letivo, uma vez que a pandemia da covid-19 ainda não foi totalmente debelada e a vacinação de crianças e adolescentes não avançou conforme deveria.

O negacionismo antivacina do governo federal continua sendo o principal obstáculo para a completa erradicação da crise sanitária no País e, portanto, cabe à nossa categoria o enfrentamento legítimo e necessário de uma situação que se arrasta há quase dois anos e que coloca em risco a integridade física não só dos estudantes, mas também dos profissionais da
educação.

A reboque desta questão crucial que envolve a vida humana, teremos pela frente uma agenda de lutas que vai da reposição salarial dos professores, passa pelo combate ao sucateamento do ensino público promovido pelo governo estadual, e desemboca na construção de condições mais favoráveis para o exercício da profissão em nossa região.

Nas suas quatro últimas décadas, o Sinpro Campinas nunca se eximiu do bom combate e não seria agora, em um momento crucial da história em que teremos a chance de interromper, por vias democráticas, o ciclo da perda de direitos, que deixaríamos de lutar pela categoria.

Mas, para que nossa luta surta efeito é preciso que professores e professoras de Campinas e região estejam junto com o seu sindicato. Unidade, força e mobilização são fundamentais para os trabalhadores em qualquer tempo histórico, mas hoje, mais do que nunca, precisamos da participação de todos e todas em nossas atividades. Para isso, iniciamos uma série de pequenas obras na estrutura da sede do sindicato visando a melhoria do atendimento à categoria.

Reparos em adaptação, segurança, modernização e acessibilidade proporcionarão melhores condições para que os docentes possam participar de nossas assembleias, reuniões, mobilizações e cursos, mas também de nossas festividades e atividades culturais, que prometem agitar o Sinpro Campinas no ano que começa agora. Desejamos um bom retorno ao trabalho!

Sinpro Campinas e Região

Do Sinpro-Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37  +    =  39

Botão Voltar ao topo