Sinpro-Caxias: Entidades organizativas dos trabalhadores em educação repudiam atos antidemocráticos
Após os atos ocorridos em Brasília no dia 23 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, entidades organizativas dos professores do ensino privado, às quais o Sinpro/Caxias é filiado, manifestaram seu posicionamento.
A FeteeSul emitiu nota pela democracia repudiando as ações terroristas e pedindo a punição dos responsáveis:
A Contee também repudia de forma veemente a tentativa de ruptura da democracia, conforme nota divulgada em seu site:
Brasília e o Brasil foram novamente surpreendidos, neste domingo (8), com nova tentativa de golpe de Estado por parte dos terroristas bolsonaristas. A Contee repudia de forma veemente a tentativa de ruptura da democracia e conclama aos poderes constituídos e às instituições da democracia a envidar ações enérgicas e eficazes contra o fascismo e o terrorismo bolsonaristas.
A entidade também repudia e pede ação enérgica contra inação do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e o, agora, ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ex-ministra da Justiça de Bolsonaro. Foram lenientes e até coniventes com que está a ocorrer em Brasília.
Cenas púbicas, filmadas, portanto, registradas, mostraram a PMDF (Polícias Militar do Distrito Federal) conduzindo os terroristas até a Esplanada dos Ministérios, alvo dos terroristas bolsonaristas.
A Contee, entidade sindical que representa os trabalhadores do ensino privado no Brasil – professores, técnicos e auxiliares – manifesta total e veemente repúdio à tentativa de destruição da democracia e do Estado de Direto.
Da mesma forma repudia a invasão e depredação do Congresso, instituição que representa o povo brasileiro, o Palácio do Planalto, sede do governo federal, e o STF (Supremo Tribunal Federal), que representa a Justiça brasileira.
Punição a todos que financiaram e praticaram os atos terroristas, com propósito de destruir a democracia e o Estado de Direito. Do contrário, esses terão vencido.
Brasília, 8 de janeiro de 2023.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee