Sinpro Macaé e Região: 16 Dias de Ativismo para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

“A violència contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres”

Em 25 de novembro o mundo instituiu o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data, na semana passada, marcou o início dos 16 dias de ativismo pelo fim das diversas agressões contra a população feminina, que podem ser verbal, física, patrimonial, psicológica, entre outras. Alertar, denunciar e conscientizar a sociedade no combate à violência de gênero são ações urgentes.

Durante a pandemia no Brasil, o índice de violência doméstica aumentou consideravelmente. Foi um feminicídio a cada nove horas entre março e agosto com uma média de três mortes por dia num total de 497 mortes. Apenas em março e abril, quando iniciou o confinamento da população por causa do vírus, 195 mulheres foram mortas em 20 estados.

Os dados são do monitoramento “Um vírus e duas guerras” feito em parceria entre sete veículos de jornalismo independente, que visa monitorar a evolução da violência contra a mulher durante a pandemia.

De acordo com o Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil.

No ambiente de trabalho, o preconceito de gênero impede a equidade salarial, a ascensão profissional da mulher e gera a discriminação das trabalhadoras.

A luta contra a violência doméstica é de todas e todos! Disque 180 e denuncie!

Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo