Sinpro Macaé e Região: Está em dúvida se patrão pagou corretamente sua rescisão? Procure seu sindicato

Especialistas reforçam que sindicato é caminho mais adequado para que trabalhador tenha orientação sobre como proceder para entrar com uma ação na Justiça, caso empresa não pague seus direitos como manda a lei

Um dos itens da reforma Trabalhista, aprovada pelo governo do ilegítimo Michel Temer (MDB), em 2017, tem trazido muitos prejuízos e causado dor de cabeça em trabalhadores e trabalhadoras. A reforma desobrigou os sindicatos a acompanharem as homologações de rescisões de contrato de trabalho e, com isso, deixou trabalhadores na mão, desprotegidos, sem o apoio dos sindicatos que conferiam os direitos e as contas, davam todas as orientações na hora de assinar a rescisão contratual. Muitos trabalhadores estão reclamando de contas erradas e direitos não pagos.

Uma das principais preocupações dos trabalhadores na hora da demissão é ‘será que tenho algum direito?’, quanto devo receber e quais os meus direitos são a segunda e terceira perguntas que mais se ouve nos corredores das empresas.

Quem pode ajudar ?

Quem vai poder avaliar a situação do trabalhador, em que condições ele foi dispensado, se é possível ingressar com ação trabalhista, é o seu sindicato.

A orientação da diretoria do Sinpro Macaé e Região é procurar o seu sindicato para saber se, de fato, o trabalhador tem direitos, quais são esses direitos, qual o tempo de demora do processo e as possibilidades – se vale a pena um acordo e se tem chance de discutir no judiciário.

O sindicato é o primeiro lugar que o trabalhador ou a trabalhadora deve ir, ainda que a homologação da rescisão tenha sido feita sem o acompanhamento da entidade.

Não é justo que o trabalhador, na hora da rescisão, fique sem saber os valores que está recebendo ou o que está sendo descontado, ou ainda que sinta-se prejudicado nesse momento. Sem a presença do sindicato na homologação, o trabalhador poderá receber qualquer valor!

Sempre que suspeitar de erro no pagamento das verbas rescisórias ou ficar em dúvida, busque a assistência do sindicato.

Fortaleça o seu sindicato!

Filie-se!

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo