Sinpro Minas: Defesa de mestrado via webconferência amplia a divulgação do conhecimento

O diretor do Sinpro Minas Ângelo Filomeno integrou a banca de defesa de dissertação do estudante de mestrado Júlio Cesar Guimarães, cujo estudo abordou as implicações das políticas curriculares na autonomia docente.

A participação do diretor ocorreu à distância, via webconferência, e a defesa foi feita na última sexta-feira (28/6), na Universidade Federal de Viçosa (UFV), pelo programa de pós-graduação em Educação da instituição de ensino. Outros diretores e funcionários do sindicato que estavam em Belo Horizonte também assistiram à defesa, pela internet.

“Esse modelo de defesa, à distância, com o uso das tecnologias de transmissão pela internet, é uma ótima forma de permitir que outras pessoas, em locais distintos, possam assistir à exposição dos resultados da pesquisa. Isso amplia a divulgação do conhecimento científico. É o uso da tecnologia aliada à promoção do saber e não à exploração do ser humano, como ocorre em muitos locais de trabalho na atualidade, inclusive em instituições de ensino”, disse Ângelo Filomeno, em referência à precarização do trabalho docente em alguns cursos de educação à distância, em que as salas de aulas virtuais possuem centenas de alunos.

De acordo com o diretor do sindicato, a dissertação do estudante mostrou como o trabalho docente tem sido influenciado, de forma negativa, por determinações de agências internacionais produzidas a partir de uma ótica neoliberal.

“Os professores convivem cada vez mais com sobrecarga de trabalho, cobranças excessivas, condições de trabalho inadequadas e salários insuficientes. E, para piorar esse quadro, observa-se um quadro de imposição de políticas curriculares orientadas para o mercado, que precarizam o trabalho da categoria e retiram a autonomia docente. A dissertação evidenciou esse processo, e tive a felicidade de aprender mais sobre o trabalho docente ao participar desta banca. Isso é ciência a favor da melhoria educacional no país, e não baderna, como disse o atual ministro da Educação”, afirmou o diretor do Sinpro Minas Ângelo Filomeno, pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em breve, a dissertação, com o título “Autonomia ou heteronomia docente: implicações das políticas educacionais curriculares na perspectiva do controle do professor de geografia das escolas públicas de Viçosa”, deve ser publicada no catálogo on-line da biblioteca da Universidade Federal de Viçosa. O professor da UFV Cezar Luiz de Mari foi o orientador do estudo, que foi co-orientado pela professora Cristiane Aparecida Baquim, também docente na universidade.

Do Sinpro Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo