Sinpro Pernambuco: Um novo império educacional chega ao Recife

Na última quinta-feira (2), ocorreu a oficialização da venda da escola Eleva, um dos lucrativos empreendimentos educacionais pertencentes ao grupo Gera Capital, empresa que tem como maior acionista o bilionário Jorge Paulo Lemann.

Com a transação, a escola Eleva passou a pertencer ao Inspired Education, uma mega instituição britânica, proprietária de 80 escolas espalhadas nos 5 continentes (Europa, África, Ásia, Oceania e América). Um verdadeiro império do capital na educação privada. No Brasil, o grupo já possui escolas em Vitória, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e agora no Recife, somando um total de 11 estabelecimentos de ensino.

Tendo em vista a grandeza desses investimentos, é muito válido refletir sobre os interesses desses grupos empresariais (nacionais e internacionais) no setor privado de ensino. Pois transações como essas só demonstram como o Brasil está posicionado frente às prospecções e dinâmicas do mercado educacional. A venda da escola Eleva é mais uma de várias evidências que mostram como a educação vem se apresentando no País como uma valiosa e lucrativa mercadoria, fato que, em certas circunstâncias, afasta até sua natureza enquanto  direito social e garantia constitucional.

Mas o que significa concretamente, a vinda desses grupos empresariais no setor privado da educação? Pois bem, de início, demonstra nitidamente a existência de um forte interesse do capital em mercantilizar literalmente a nossa educação. Porém, nesse caso, o próprio tempo terá a incumbência de nos dizer quais serão as implicações desse mercado.

Contudo, é sempre bom compreendermos, independentemente de qualquer “canto da sereia” que seja possivelmente narrado pelo País afora, que, frente ao atual retrato social e econômico do País, essas instituições nem de longe estão vindo para “contribuir” com o desenvolvimento e a formação/emancipação intelectual do povo, tampouco para valorizar o magistério e seu conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Pelo contrário! A mercantilização será o mote de tudo que estiver, direta ou indiretamente, relacionado aos seus serviços.

No Brasil dos bilionários, a grande escola privada, para além de um mercado fecundo, é mais uma ferramenta imposta, para, no mínimo, determinar a permanência de uma multidão no inglório “rolê das ralés”. Pois, aqui, quem tem dinheiro, decola.

P.S. — Vejamos os outros países onde a Inspired Education está presente: Reino Unido, Espanha, Suíça, Portugal, Itália, Bélgica, Letônia, África do Sul, Oman, Bahrein, Kenya, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Vietnã, Bahamas, México, Panamá, Costa Rica, Colômbia e Peru.

*Wallace Melo Barbosa é humanista, professor e atual secretário de Formação Sindical e Assuntos Econômicos do Sinpro Pernambuco

Do Sinpro Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo