Sinpro-Rio: Deliberações das assembleias da educação básica e superior de 31/05
Com um belo ato alusivo aos 94 anos de existência do seu Sindicato, professoras e professores, tanto da Educação Básica como da Educação Superior, reuniram-se em duas assembleias, no último dia 31 de maio, sábado, no Espaço Cultura Paulo Freire.
N / D abertura de ambos os eventos, foi apresentado um breve relato sobre essas quase 10 décadas de lutas e conquistas do nosso Sindicato.
O professor Elson Paiva, presidente do Sinpro-Rio, ressaltou que o cenário atual para o exercício do magistério piorou nos últimos tempos, com a exigência de novas tarefas, que têm provocado o adoecimento físico e mental da categoria.
Em ambas as assembleias, foi avaliado o processo de negociações até o presente. Tanto na Educação Básica quanto na Superior permanecem a intransigência do patronato no sentido da apresentação de propostas factíveis à pauta de reivindicações da categoria.
Desconsideramos nossos pleitos, como a recuperação das perdas salariais, pagamento da hora-atividade e equiparação salarial.
Na Educação Superior, foi aprovada proposta de reuniões junto ao patronato para tratar do processo de implementação do Decreto nº 12.456/2025, que regulamenta a nova política na EAD.
Também foi aprovado que nas próximas assembleias seja posto em votação o “Estado de Greve” da categoria, a permanência da intransigência patronal.
E que se intensifica o processo de mobilizações nas portas das instituições e nos locais de grande concentração populares.
Também ficou decidido que as próximas assembleias, com dados em aberto, sejam realizadas “on-line”.
Sinpro-Rio – Em Defesa da Vida e da Educação de Qualidade