Sinpro-Rio: Prêmio a Fernanda Torres demonstra que vale a pena lutar por um Brasil justo

“A arte pode sobreviver à vida. Mesmo durante tempos difíceis, assim como os que Eunice Paiva passou. Com tantos problemas hoje em dia no mundo, tanto medo… Este é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver a tempos como este” (palavras da atriz Fernanda Torres ao receber o Globo de Ouro como melhor atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”.

O Sinpro-Rio associa-se a todos aqueles e aquelas que estão felizes por ver o Brasil ser reconhecido pelo seu cinema, sua cultura, com a premiação do Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres pela sua atuação como Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva.

Emocionado como todo mundo que reconhece a luta de Eunice Paiva e os filhos, que na ditadura, tiveram marido e pai, Rubens Paiva, assassinado sob tortura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para a atriz Fernanda Torres.

O presidente com a voz dos brasileiros que lutam pela igualdade social, contra o autoritarismo: “Você merece, já merecia antes, fico imaginando como sua mãe [a também atriz Fernanda Montenegro, 95 anos] ficou, o orgulho da filha querida, da filha artista. Meus parabéns, o Brasil merecia isso, você merecia isso, o [diretor] Walter Salles merecia isso, e o filme merecia isso. Sobretudo, isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer um ato em defesa da democracia”.

O ato a que se referiu o presidente Lula é o do dia 08 de Janeiro, quando haverá um abraço à Praça dos Três Poderes em repúdio à tentativa de golpe acontecida há dois anos, quando terroristas destruíram parte dos prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso.

Lula acrescentou ainda nas redes sociais sobre a premiação do Globo de Ouro: “o país inteiro vibrou. Somos filhos de um Brasil que vale a pena”. Pouco antes de receber a notícia da premiação, Fernanda Torres afirmou: “O Brasil presta, e muito”.

São recados àqueles que pregam a violência, a intolerância política. Mensagens para aqueles que tentaram destruir o Brasil, a cultura, e que hoje veem, com todas as adversidades, o país voltando a ser reconhecido pela criatividade, pela arte de sua gente.

O filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, vem para levantarmos mais ainda a cabeça, para rechaçarmos aqueles que até hoje, tristemente, enaltecem a ditadura, a tortura.

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo