Sinpro-Rio: Sindicato comemora hoje, 31/05, 92 anos de resistência e luta!

Sinpro-Rio comemora hoje, 31/05, 92 anos de resistência e luta!

O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região – Sinpro-Rio – comemora, em 2023, o seu 92º aniversário de fundação, de forma a reafirmar a sua representatividade junto à categoria dos professores e professoras, forjada – por que não dizer? – com muito sangue, suor e lágrimas, mas também com muita alegria.

Alegria de quem jamais se isentou do chamado para defender nosso País e a própria categoria ao longo de inúmeras lutas: a luta pelo salário mínimo e pelo voto feminino, nos anos 30; o “Petróleo é nosso”, nos anos 40 e 50; a redemocratização contra o “Estado novo”; a luta contra a ditadura militar, dos anos 60 ao início dos 80; a defesa de uma Constituição democrática, em 1988; e a recente luta contra o fascismo, que ainda vem colocando em risco a própria existência da democracia.

É importante ressaltar que esse histórico de lutas não é apenas mais um “quadro na parede”. Trata-se, na verdade, do compromisso com a construção da democracia em um país que não escapou, ao longo de sua história, da presença de um viés autoritário.

A luta pela democracia, para o Sinpro-Rio, tem a expectativa de “esperançar”, de defender as grandes questões que hoje tocam o povo brasileiro e o mundo todo: a defesa dos povos indígenas e da ecologia, ligados intimamente; as pautas feministas, que têm um enorme peso em uma categoria como a nossa, majoritariamente formada por mulheres; a luta em defesa dos direitos trabalhistas e sindicais, tão atacados desde o golpe de 2016 contra a então presidenta Dilma; a luta contra a fome, que atinge, em vários graus, parte expressiva da população brasileira.

Mas toda essa mobilização também mostra o caráter de resistência do Sinpro-Rio, espelhando a organização da sociedade brasileira contra as ações políticas dos setores reacionários. A cada avanço nosso por um País mais justo e soberano, há uma reação, como vimos na tentativa de golpe em 8 de janeiro; como estamos vendo no dia a dia do Congresso Nacional, em que a direita e extrema direita se manifestam com enorme influência. Mas, da parte do Sinpro-Rio, não há o que tergiversar: nosso sindicato tem lado, o da classe trabalhadora, e disso, jamais se isentou.

Considerando a relação desigual e conflituosa entre capital e trabalho, o Sinpro-Rio reafirma o compromisso com a transformação da sociedade brasileira e do mundo, neste seu aniversário de 2023. Parabéns ao sindicato, que se mantém firme na defesa dos professores e das professoras, e espera incorporar novos profissionais para a sindicalização, de forma a fortalecer a luta num momento em que o movimento sindical exige um enfrentamento corajoso e criativo diante de um cenário marcado pela superexploração, pelo assédio e pelos impactos da tecnologia, intensificados durante a pandemia.

Em nome de uma distribuição mais justa dos ganhos de produtividade oriundos das inovações tecnológicas, na perspectiva de elevação da remuneração e de tantos outros benefícios, estamos, aqui, parabenizando o Sinpro-Rio e chamando a categoria para a luta.

O Sinpro-Rio comemora, pois, seus passos a caminho do centenário, sabendo que só a luta coletiva muda a realidade e, por isso, ela sempre continua!

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo