Sinpro-Sorocaba: Município realiza “Dia D” da Campanha de Vacinação

Iniciativa também contará com a parceria do Rotary Club, que realizará diversas ações de conscientização ao público

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza neste sábado (20), das 8h às 16h, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza, Poliomielite e Multivacinação.

A ação acontecerá em 21 UBSs, sendo elas: Aparecidinha; Barão; Brigadeiro Tobias; Cerrado; Éden; Escola; Fiori; Habiteto; Haro; Hortência; Laranjeiras; Lopes de Oliveira; Maria Eugênia; Paineiras; Sabiá; Santana; Simus; São Bento; São Guilherme; Ulisses Guimarães e Vitória Régia.

O objetivo da ação é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com as indicações do Calendário de Vacinação, além de toda a população acima de seis meses de idade, no caso da Influenza.

A SES destaca que é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça às UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais da Saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.

Embora as campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo.

Poliomielite

O grupo-alvo para a Campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, ou seja, para atualização da carteira de vacinação, conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Já, as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da VIP do esquema básico.

Multivacinação

A Multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação. A população-alvo são as pessoas não vacinadas ou com esquemas incompletos.

Influenza

Vacinação contra gripe (Influenza) para toda a população com idade acima de seis meses de idade.

“É fundamental que os pais levem seus filhos para atualizar suas carteiras de vacinação, mantendo a imunização sempre em dia. Isso contribui sobremaneira para a redução da incidência dessas doenças”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Outras ações

O “Dia D” também contará com a parceria dos Rotary Clubs Sorocaba, que realizará diversas ações de conscientização do público, tais como: panfletagem no trânsito; circulação de carro de som no bairro Laranjeiras, com a presença do mascote da campanha, o Zé Gotinha; além de exibição de faixas e cartazes nas UBSs Maria Eugênia, Brigadeiro Tobias e Cerrado. Haverá, também, atividades para as crianças, com uma tenda recreativa instalada em frente à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, abordando sobre o tema.

“Realizaremos um grande movimento por diversas regiões da cidade, com o objetivo de sensibilizar a população para ampliar, ainda mais, a cobertura vacinal”, conclui Rosa Maria Andrade Colicchio, organizadora das ações pelos Rotary Clubs Sorocaba.

Por Bruno Rodrigues, Secom PMS, compartilhado pelo Sinpro-Sorocaba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo