Sinpro-Sorocaba: Pedido de demissão deve ser comunicado na última semana de atividades

Atenção: se você pretende pedir demissão do Sesi, Senai ou Senac, acesse AQUI

O pedido de demissão no final do ano está regulamentado nas convenções coletivas de trabalho e as regras devem ser observadas para assegurar o recebimento do recesso em janeiro. O comunicado deve ser feito por escrito, preferencialmente quando as atividades estiverem se encerrando.

Pela regra, quem pedir demissão até o último dia de atividades na escola recebe, como recesso, até 20/1 (na educação básica) ou 18/1 (no ensino superior), garantidos no mínimo trinta dias. A escola não pode descontar o aviso prévio. Entretanto, é preciso observar duas regras importantes:

1. Comunique a demissão até um dia antes do início do recesso: não há uma data específica, mas o Sinpro-Sorocaba recomenda que a carta de demissão seja entregue o mais próximo possível do último dia de atividade. Confira as orientações abaixo.

2. Trabalhe até o fim das atividades letivas: é preciso cumprir todas as obrigações e trabalhar até o último dia de compromissos.

Comunique a demissão por escrito

Mesmo que a escola já tenha sido informada verbalmente, a carta de demissão por escrito é sempre necessária. O Sinpro-Sorocaba orienta que as professoras e os professores que entreguem a carta de demissão física em duas vias, ambas assinadas e datadas, solicitem que a escola protocole o recebimento e guardem consigo uma cópia. Essa é a forma mais segura.

– Modelo de carta de demissão – educação básica

– Modelo de carta de demissão – ensino superior

Direitos garantidos no pedido de demissão

  • dias trabalhados em dezembro
  • indenização (recesso): remuneração devida do dia seguinte ao desligamento até 20/1/2023 na educação básica e 18/01/2023 no ensino superior, garantidos pelo menos trinta dias.
  • férias proporcionais ou integrais acrescidas do adicional de 1/3: o valor depende da data de admissão e do período de gozo das férias anteriores. Professores com menos de um ano de serviço também têm direito a férias proporcionais.

Prazo de pagamento

As verbas rescisórias devem ser depositadas no prazo de dez corridos a contar do desligamento do professor (último dia de trabalho).

Mais informações: (15) 3222-5783 ou ainda pelo nosso WhatsApp: (15) 99175-3963.

Do Sinpro-Sorocaba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo