Sinproeste: Chapecó – Desvalorização total do professor de ensino superior!

Vergonha histórica a proposta do SINEPE! Não podemos nos calar!!!!

Na última rodada de negociação o presidente do Sinepe (sindicato patronal), Marcelo Batista de Sousa, manteve a mesma proposta já apresentada: a inflação de 3,86% para a educação básica e nada para o ensino superior. Além disso, ele novamente trouxe à mesa o tema de anular a atual CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e recomeçar tudo do zero.

O que representa recomeçar a CCT? Significa a perda de todos os direitos historicamente conquistados – triênios, bolsas de estudos, compensação de horas, auxílios, assistência à homologação no sindicato, entre tantos outros.

O que o sindicato patronal alega é a falta de recursos financeiros das instituições de ensino. Mas vamos ver alguns dados:

  • Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Santa Catarina apresenta o índice geral de inflação medido pelo INPC para 2023 de 3,71%;
  • No mesmo levantamento verifica-se que o grupo da educação apresentou uma inflação mais elevada, chegando a 8,1%;
  • Já os subgrupos da educação básica (creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio) tiveram aumento maior de preço ao longo do período;
  • No ensino superior, o índice para 2023 foi de 6,2% e de 3,26% para pós-graduação, apontou o Dieese;
  • O levantamento também mostra que Santa Catarina registrou 442.552 matrículas em 2022. Desse total, 86,4% (382.207) foram na rede privada;
  • De acordo com levantamento realizado pelo Sinproeste, o aumento das mensalidades no Oeste neste início de ano variou, em sua maioria, de 7% a 12%.

Universidade gratuita

Através do programa Universidade Gratuita 15 instituições/mantenedoras de SC receberam R$ 64.641.704,50 somente no segundo semestre de 2023. Isso mesmo, você leu 64 milhões de reais. Essas mesmas instituições estão alegando falta de recursos para repor a inflação para os professores.

Portaria 2886 – Universidade Gratuita segundo semestre de 2023As matrículas aumentaram. As mensalidades aumentaram. O piso salarial de SC aumentou 6% para o período. O PIB aumentou. Os recursos recebidos pelas instituições de ensino são de milhões! No entanto, quando o tema é educação, a reposição salarial é vergonhosa ou inexistente.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo