Sinproeste: Unochapecó sinaliza repor perdas salariais se houver alterações nas bolsas de estudo

A direção do Sinproeste realizou reunião com a reitoria da Unochapecó para conversar sobre o reajuste salarial desse ano. Na negociação com o Sindicato patronal, foi acordada a reposição integral da inflação de 2020 e de 2021, que fechou em 10,47%. A Unochapecó repassou 4% referente à data base do ano passado e sinaliza repassar apenas 1% desse ano, vinculado a alterações nas bolsas de estudo.

Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), da qual a Unochapecó faz parte, as instituições que não dispõem de capacidade financeira para a reposição total do valor podem justificar, até 60 dias após o registro da CCT no Ministério da Economia, a incapacidade financeira para tal.

Bolsas de estudo

A reitoria também apresentou uma proposta de repassar as bolsas de estudo aos professores e seus dependentes sem haver a necessidade do acompanhamento pelo sindicato. A presidente do Sinproeste, Juleide Almeida Corrêa, lembra que as bolsas de estudo são resultado de negociação coletiva, sendo uma conquista dos professores junto ao sindicato.

Além de tentar retirar o sindicato do acompanhamento das bolsas, a reitoria da Unochapecó também sinalizou a possibilidade de atrelar o percentual hoje ofertado de bolsas de estudo ao orçamento, o que poderá impactar na diminuição do recurso institucional para essa finalidade. Ao aceitar essa proposta, a instituição então repassará 1% de reposição salarial aos professores neste ano.

A direção do Sinproeste continuará conversando para compreender melhor a situação financeira da instituição. Também aguarda a justificativa oficial da incapacidade financeira da Unochapecó que fundamente o não repasse de 100% da inflação aos salários dos professores.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo