Vitória: FNE aprova nota propondo debate sobre a financeirização da educação

Protagonista na luta contra a financeirização e a desnacionalização do ensino superior brasileiro, a Contee conquistou uma importante vitória no Fórum Nacional de Educação (FNE). Na última quarta-feira (31), as entidades que compõem o FNE ao lado da Confederação aprovaram uma nota do Fórum combatendo a tentativa de fusão entre Kroton Educacional S/A e Anhanguera Educacional Participações S/A.

A versão final do documento ainda será divulgada oficialmente pelo FNE, mas a nota vai ao encontro das ações da Contee e representa um reforço às medidas já tomadas pela Confederação, como a carta aberta enviada em abril ao MEC contra a cartelização e a instauração de monopólio no ensino superior.

Pelo documento a ser divulgado, o FNE conclama o Congresso Nacional, o MEC e o Conselho Nacional de Educação para, em conjunto com o Fórum e suas entidades, abrirem um amplo debate sobre o processo de fusão de instituições privadas de ensino. A nota também ressalta a relação direta desse debate com a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 4.472/2012, que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação (Insae), em tramitação na Câmara.

A proposta é discutir o impacto dessas fusões para a educação brasileira, os princípios constitucionais da valorização dos trabalhadores em educação, a necessária indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e a preservação da educação como política de desenvolvimento social.

O FNE também ressalta a importância da mobilização social e da participação na Conae/2014.

Da redação 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo