É HOJE: Contee conta a luta para reconstruir a democracia, com Aldo Arantes

O coordenador nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) Aldo Arantes é o convidado desta segunda-feira, 5, do programa Contee Conta, transmitido ao vivo, às 17h, pelas redes sociais da Confederação. Ele falará sobre o livro Reconstruir a Democracia, uma iniciativa sua ao constatar uma guinada na guerra cultural pela extrema direita no Brasil, lhes rendendo importantes vitórias no terreno ideológico e político.

“Para enfrentar essa onda reacionária, era necessário um estudo aprofundado para contribuir na formulação de um programa e uma tática de luta ideológica para os setores democráticos e progressistas. A coletânea conta com especialistas em diferentes áreas relativas ao pensamento democrático e progressista, voltada para o combate ao avanço do obscurantismo que ganhou impulso com a ascensão da extrema direita”, conta Aldo, que era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) quando ocorreu o golpe militar de 1964.

Arantes é dirigente do PCdoB e foi preso pelos agentes da ditadura na Queda da Lapa, em 1976, sendo libertado com a anistia. Com larga experiência pública, exerceu o mandato de deputado federal por quatro vezes, sendo, por duas delas, eleito deputado federal nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Foi constituinte em 1988 e é um dos líderes goianos de maior destaque no cenário político brasileiro.

O livro Reconstruir a Democracia será lançado na quarta-feira, 7, em live às 19h (www.youtube,com/ADJCnacional) com a participação do Doutor em Educação, professor na UERJ e Secretário de Cooperação e Ações prioritárias do Ministério da Educação da Argentina Pablo Gentilli. A obra reúne textos dos professores João Cezar de Castro Rocha, Enoque Feitosa, Lorena Freitas e Mamede Said; dos advogados Aldo Arantes, Carol Proner, João Paulo dos Santos e Lúcio Flávio Dias; dos psicólogos sociais Paulo Maldos e Marcos Ferreira; da especialista em redes sociais Renata Mielli; do jornalista Osvaldo Bertolino; do neurocientista Sidarta Ribeiro; e dos hackers Everton Rodrigues e Fabianne Balvedi. Colaboraram na redação de textos também Antônia Mara Vieira Loguércio, Márcio Ortiz Meinberg, Rodrigo Duarte Maia, Guilherme da Hora Pereira, Ana Bock, Odair Furtado, Zeca Moura, Beá Tibiriçá, Anahuac de Paula Gil, Paulo Oliveira Kretcheu, Marcos Ferreira e Leandro L. Loguércio.

Contee Conta tem a participação do coordenador-geral Gilson Reis e é mediado pela jornalista Táscia Souza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo