Contee na posse: informações, orientações e segurança para quem for participar da festa popular

Festa vai começar às 12h. Atenção para tudo, pois os organizadores esperam entre 100 e 350 mil pessoas, que participarão de todo o cortejo

A festa popular da posse do presidente e do vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) vai ocorrer no próximo domingo (1º), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 15h. A organização espera a presença de entre 100 e 350 mil participantes.

Chamado de Festival do Futuro, o evento organizado pelo PT vai contar com a presença de diversos artistas e tem previsão para começar às 12h. Em paralelo, a cerimônia de posse acontece tendo, como primeiro ato, o desfile de Lula em carro aberto.

Na sequência, presidente e vice-presidente eleitos se encaminham para o Congresso, onde participarão de cerimônia no Legislativo. O Senado divulgou o cronograma completo:

13h45 às 14h30 – chegada dos chefes de Estado e de governo;
13h30 às 14h30 – chegada de autoridades e convidados;
14h20 às 14h30 – chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;
14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
14h40 – chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso, com recepção dos presidentes da Câmara e do Senado;
15h – sessão solene de posse presidencial;
15h50 – deslocamento do presidente e do vice-presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;
16h – saída do presidente e do vice-presidente da República da sala de audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio;
16h05 – início da cerimônia externa de honras militares; e
16h20 – saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Orientações para quem vai participar in loco

Para quem vai chegar de carro, ônibus ou avião, a orientação é para se dirigir à sede da Contee: SBS (Setor Bancário Sul), Q. 1, Bloco K, 15º andar Ed. Seguradoras, Asa Sul, Brasília, DF. Telefone: (61) 3226-1278. Mais contatos úteis: Rodrigo de Paula – (61) 99184-2150, Fred Vazquez – (61) 99861-7141, Robson – (61) 98658-0597 e Trajano – (61) 99184-2195.

A delegação do Sinpro-Rio, que vem de ônibus e chega nesta sexta-feira (30), vai direto para o alojamento e depois volta para a Contee, cuja estrutura estará disponível, com telefone, internet e outras necessidades. Outra delegação que vem de ônibus é a do Sinpro-RS.

vai ter merenda e orientações de como chegar ao alojamento, que a Contee vai disponibilizar para quem não tiver hospedagem.

A sede da Contee fica do lado da Esplanada dos Ministérios. Quem chegar de carro dá para deixá-lo no estacionamento do edifício. Não é recomendável tentar ir de carro, pois não vai ser permitido tráfego de veículos automotivos.

Dicas de segurança

Todos sabem e estão acompanhando os atos de violência praticadas pelos bolsonaristas. Em razão disso, a segurança pública no dia da posse vai estar redobrada e reforçada. Mas é preciso cuidar, individualmente, da segurança de todos que forem participar da festa popular. Assim, seguem dicas de segurança:

1) leve RG e celular carregado;

2) vá e volte em grupo no transporte; durante o ato, procure ficar sempre em grupo;

3) não provoque e não responda às provocações, de jeito nenhum;

4) planeje os pontos de encontros;

5) evite correrias;

6) se estiver com criança, fique nas bordas, não no meio da multidão;

7) anote telefone útil para emergência; e

8) fique atento à previsão do tempo. Em Brasília está chovendo. Em caso de chuva leve algo para se proteger, como capa ou casaco impermeável. Em caso de sol, não esqueça de algo para proteger a cabeça e protetor solar.

Informações gastronômicas

A Feira Gastronômica do Festival do Futuro vai ser montada no gramado central da Esplanada e terá como estrutura tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dessa, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 food trucks, irão oferecer delícias inspiradas nas tradições culinárias de Norte a Sul do Brasil.

Das 10h do dia 1º de janeiro às 3h30 do dia 2, serão oferecidos pratos e lanches preparados, prioritariamente, com alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores da zona rural do DF. Água potável vai ser oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.

Além da área destinada à alimentação, a feira gastronômica abre espaço para a arte. É de lá que vai sair o Cortejo do Futuro, apresentação de culturas populares que vai marcar o início do festival. Além disso, ao longo do dia, dois palcos vão receber atrações musicais de Brasília. O local também vai abrigar a mostra fotográfica Pareiada.

A feira vai contar com equipamentos de acessibilidade para PCDs (pessoas com deficiência) e idosos, espalhados por todo o espaço. Fraldário e área de descanso servirão de apoio para as famílias com crianças, gestantes e lactantes.

As crianças também terão espaço próprio: o Espaço Curumim. Monitores vão entreter os pequenos com brincadeiras tradicionais, numa área que contará com segurança especializada.

Festival do Futuro

Uma das novidades para a posse de Lula é o Festival do Futuro, evento cultual dentro das atividades festivas em comemoração à posse de Lula. Várias atrações estão confirmadas:

Almério
BaianaSystem
Duda Beat
Fernanda Takai
Francisco el Hombre
Gabi Amarantos
Geraldo Azevedo
Jards Macalé
Johnny Hooker
Juliano Maderada
Kleber Lucas
Leonardo Gonçalves
Luedji Luna
Marcelo Jeneci
Margareth Menezes
Maria Rita
Martinho da Vila
Odair José
Os Gilsons
Otto
Pablo Vittar
Paulinho da Viola
Paulo Miklos
Thalma de Freitas
Tereza Cristina
Tulipa Ruiz
Valesca Popozuda
Zélia Duncan


Marcos Verlaine

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo