Diretoria Plena da Contee debate a conjuntura nacional

A Diretoria Plena da Contee se reuniu hoje (24), em São Paulo, e fez um profundo debate sobre a atual conjuntura que afeta o Brasil e os trabalhadores. Como era esperado, a aprovação do Projeto de Lei 4.330/04 na Câmara, liberando ilimitadamente a terceirização e atacando diretamente o movimento sindical, foi um dos pontos de destaque. Mas os diretores ainda levantaram temas como o impacto da crise internacional sobre o Brasil e as Medidas Provisórias 664 e 665, que também afetam direitos dos trabalhadores. Questões educacionais não ficaram de fora e incluíram: o processo de privatização que atinge inclusive a educação básica, e que será tema de encontro científico internacional promovido pela Contee entre os dias 21 a 25 de setembro; a mudança no Ministério da Educação; as alterações nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e a luta pela criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes).

cc53b5473f6402a79926ab70ebf14d60

Entre reflexões e críticas, a conclusão foi unânime: unidade. Tanto para combater o PL 4.330 e tentar reverter no Senado os prejuízos imputados a todos os trabalhadores pela liberação da terceirização nas atividades-fins quanto para reafirmar o compromisso com um projeto de desenvolvimento popular e democrático, que não retroceda a tempos neoliberais de desemprego e retiradas de direitos. Para isso, é essencial exigir que haja uma agenda positiva para os trabalhadores e essa pressão se fará com o fortalecimento da mobilização nas ruas.

ed0a8115bd1677372e5d5bcac22334e5

A reunião seguiu setorizada, a fim de que os diretores pertencentes a cada secretaria definissem seus planejamentos. Essa apresentação e os encaminhamentos de ação serão tratados amanhã (25), no segundo dia de debates da Plena.

8b85f7f1b5b949b4edfbdb5bcf2d7735

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo