Fidel e a revolução

Por José Nivaldo Mota*

Fidel foi pura emoção e coração pleno pela causa revolucionária, seus princípios foram norteados pelo mais belo e forte humanismo!

Os reacionários, a imprensa submissa do Brasil, apregoa que ele e seus camaradas eram uns bárbaros, genocidas, todo tipo de calúnia, tudo uma grande mentira!

Em Cuba teve um processo revolucionário, as perdas humanas foram de lado a lado e depois do processo ganho pelo movimento guerrilheiro vitorioso, o povo cubano, de armas na mão, defende o “paredon”” para aqueles que estiveram com Fulgêncio Batista, o presidente-ditador, deposto pela revolução!

O fato inquestionável e que a direita mundial, juntamente com todos os reacionários e membros de um jornalismo tendencioso como os da Folha de São Paulo, Veja, O Globo e outros não aceitam e do qual têm muita raiva é o que a revolução produziu homens e mulheres novos em Cuba. O povo cubano pode passar problemas de privação, principalmente nos dias atuais, fruto da queda da URSS e do campo socialista, mesmo assim, ainda tem garantias sociais bem acima da média de muitos países do mundo, incluindo o Brasil!

Nenhuma criança cubana está nas ruas, não tem analfabetos, possui um dos melhores sistemas de saúde do mundo, exportando médicos para vários países do planeta. Bom frisar que o sistema do “Mais Médicos” foi uma proposta do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara, ainda na década de 1960, no início da construção do socialismo em Cuba!

Essa medida conseguiu erradicar doenças outrora permanentes naquele país. Mas o que era esse programa? Simplesmente formar médicos em profusão e colocá-los com uma formação social acima da média, para que eles atendessem os mais carentes, primeiro em Cuba, depois no mundo inteiro.

Aquela consigna de que o exército de Cuba hoje são médicos para salvar vidas pelo mundo afora é a mais pura verdade, diferente dos Estados Unidos, que exportam desgraça com seus soldados robotizados, um bando de assassinos soltos no mundo, pior, com aval das nações e suas cúmplices! Ernesto Guevara era, por sinal, médico, quis salvar vidas, conseguiu isso com Cuba socialista, juntamente com o Comandante em Chefe, Fidel Castro!

Eu deixo uma pergunta para a reflexão, quando a gente ouve por aí, de forma provocativa pelas redes de TV brasileiras, que, enquanto Fidel esteve no poder, os Estados Unidos elegeram vários presidentes, é como se Cuba não tivesse nenhuma democracia e nos Estados Unidos fosse o campeão da liberdade!

Como frisei acima, dizem que ele foi um ditador sanguinário, responsável por mais de 12 mil mortes, etc. e tal.

Mas por que diabos esses canais de TV não dizem que esses presidentes norte-americanos, campeões da liberdade, foram os responsáveis pela morte de milhões de pessoas pelo mundo afora, a maioria  civis, como crianças, idosos e mulheres, vítimas de suas invasões, como foi o caso das Guerras do Vietnã, Nicarágua, El Salvador, Iraque, Afeganistão?

Na guerra do Iraque, para tomar o petróleo daquele país, com a mentira de que iriam destruir armamentos químicos e nuclear, demonizaram Saddam Hussein para o mundo, ganharam as consciências de quase todo mundo, mataram mais de 500 mil pessoas, a maioria civis. E esses números são de dez anos atrás, então suponho que seja bem mais trágico, mas não ouço uma única vez uma fala de pesar na imprensa brasileira se solidarizando com as famílias dos iraquianos, não vejo uma crítica açodada a essa miséria, a esse flagelo mundial que são as guerras feitas pelos “campeões da liberdade”.

Por isso, reafirmo, Fidel foi um dos maiores estadistas e um grande humanista, lutou pela paz mundial, ajudou com seu pequeno país milhões de pessoas, seja nas Américas, seja na África! Ou podemos esquecer que foi o Exército Cubano que impôs derrotas fragorosas ao exército racista da África do Sul? Com essas atitudes internacionalistas, Cuba tornou-se um ponto de referência e resistência mundial. De fato, resistir ao Império do Mal ali do lado não foi e não é para qualquer país, mas Cuba resistiu a um embargo criminoso que já dura mais de 54 anos.

VIVA CUBA, VIVA FIDEL!

*José Nivaldo Mota é professor, vice-presidente do Sinpro/AL, secretário-geral da Fitrae-NE e membro da Diretoria Plena da Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo