Haddad: prioridades para 2023 são reforma tributária e novo arcabouço fiscal

“Para ter o arcabouço fiscal, você precisa de reforma tributária", diz o provável ministro da Fazenda

O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometeu não apenas colocar o pobre no orçamento, como também os ricos no imposto de renda. Por isso mesmo, a discussão sobre um novo marco fiscal virá acompanhada da discussão de um novo sistema tributário. É o que sinalizou o provável ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Para ter o arcabouço fiscal, você precisa de reforma tributária. Todo mundo precisa entender que é preciso uma reforma tributária, agora. Já gastamos 20 anos com esse assunto”, disse Haddad aos jornalistas que cobrem a transição. Segundo Haddad, as discussões sobre a reforma e o novo arcabouço “podem caminhar juntas”, mas as duas propostas “têm que se conciliar”, de acordo com reportagem do Valor Econômico.

“Pode até aprovar junto. Mas elas não podem estar em contradição uma com a outra”, disse. “Se depender do governo Lula, será aprovado no ano que vem, será prioridade.” Segundo Haddad, o novo arcabouço fiscal “será tão mais sólido, estável, longevo e duradouro quanto mais segurança tivermos do ponto de vista da reforma tributária”.

“Os impostos diretos têm que vir lá na frente porque impacta muito estados e municípios. Os impostos diretos não são compartilhados”, disse. “A regressividade da tributação entra numa segunda etapa, quando nós vamos tratar de renda e patrimônio.”

Do Brasil 247

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo