Índios Kariri Xoco vão a Campinas e região divulgar sua cultura

Índios integrantes da tribo Kariri Xoco estarão em Campinas entre os dias 25 e 29 de abril para divulgar sua cultura entre estudantes universitários e de escolas de Campinas e Região. O Sinpro Campinas está apoiando a ação pedagógica e cultural de trazer os índios Kariri Xoco.

No sábado, dia 27, eles estarão no Centro Cultural Casarão do Barão, mostrando suas músicas, danças e artesanato, divulgando assim a rica cultura deste povo e ampliando a visão que a população da região de Campinas– adultos e crianças– tem da cultura indígena, tão importante na construção da diversidade dos povos brasileiros.

A iniciativa de trazer integrantes da tribo Kariri Xoco foi da professora de artes da prefeitura de Sumaré Mirna Rolim e conta com o apoio de outras entidades.

Por que é importante a presença dos Kariri Xoco nas escolas e no contexto urbano?

Muitas vezes, nas cidades grandes, temos pouco contato com as populações indígenas brasileiras, construindo nossa imagem destes povos a partir de estereótipos apresentados por livros didáticos e no máximo por programas de televisão, tendo muitas vezes a falsa ideia de que são povos do passado, não contextualizados na sociedade contemporânea, chegando ao ponto, algumas vezes, de acreditar que nem sequer existem mais índios na sociedade brasileira.

A presença destes índios no centro cultural (para toda a comunidade) e nas escolas, mostrando suas músicas e danças e conversando a respeito de sua cultura, nos dá a oportunidade de perceber a existência real desses povos, da riqueza de seus costumes e da batalha de seu dia a dia para manter e renovar sua cultura em nossa sociedade.

Trazendo também a noção de continuidade da história brasileira, ao percebermos que aqueles índios presentes em nossos livros didáticos tiveram descentes que são cidadãos brasileiros assim como nós. E que nós também somos herdeiros desta cultura, como brasileiros que somos, frutos de miscigenações e encontros de povos.

Programação 

Grupo indígena Kariri Xoco

Dia 26 de abril na Praça da Paz da Unicamp, a partir das 10 horas com músicas danças e diálogos – Praça da Paz: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n

Dia 27 de abril, no Centro Cultural Casarão do Barão, das 10 às 13 – Centro Cultural Casarão do Barão: Terras do Barão (em frente ao bairro Vila Holândia). Distrito de Barão Geraldo (na altura do km 15 da estrada da Rhodia)

Para mais informações contate (19) 9310-8507

Ingresso

Trazer um quilo de alimento não perecível como doação para a aldeia.
Informações pelo telefone (19) 9310-8507

Sobre os Índios Kariri Xoco

Os Kariri-Xocó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá. As duas cidades estão ligadas pela ponte que serve de eixo entre a região sul e o nordeste brasileiro, como parte da BR-101. A aldeia e o posto indígena estão cerca de um quilômetro da praça central da cidade.

Representam, na realidade, o que resta da fusão de vários grupos tribais depois de séculos de aldeamento e catequese. Seu cotidiano é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agro-pecuárias da região. Contudo, pode-se dizer que é um grupo que tem sua indianidade preservada pela manutenção do ritual do Ouricuri.

Em novembro de 1978 esta identidade foi revitalizada pela retomada da Fazenda Modelo ou Sementeira, então administrada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e por eles considerada parte de seu território ancestral. Esta conquista estimulou uma política de reformulação positiva de sua identidade, quer como “índio” (genérico), quer como Kariri-Xocó.

Nome

A denominação Kariri-Xocó foi adotada como conseqüência da mais recente fusão, ocorrida há cerca de 100 anos entre os Kariri de Porto Real de Colégio e parte dos Xocó da ilha fluvial sergipana de São Pedro. Estes, quando foram extintas as aldeias indígenas pela política fundiária do Império, tiveram suas terras aforadas e invadidas, indo buscar refúgio junto aos Kariri da outra margem do rio.

Fonte: site: www.karirixoco.org.br

Do Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo