Manifesto em defesa do Brasil e dos/as brasileiros/as. Lula presidente!

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, entidade que reúne mais de 1 milhão de professores/as e trabalhadores/as da administração escolar da rede privada de educação de todo o País, decidiu em reunião da Direção Executiva, que a Confederação vai entrar de “corpo e alma” na campanha Lula Presidente e para eleger Congresso progressista.

Nosso País, grande Nação, repleta de grandes potenciais humanos, econômicos, culturais, ambientais, educacionais, científicos, materiais etc., está sendo destruído nos últimos anos sob orientação de governo de ideologia neofascista e neonazista, conservadora e ultraneoliberal. O governo Bolsonaro divide a sociedade, ataca a democracia, destrói as políticas públicas de educação, saúde, segurança, ciência e tecnologia etc. E transforma o Brasil em nação doente, saturada socialmente, uma sociedade de todos contra todos.

No ambiente de golpe de Estado realizado pelas elites brasileiras em 2016 e com as eleições fraudadas em 2018 — quando o principal concorrente foi preso para não disputar o pleito —, grupos empresariais e do agronegócio se juntam para concentrar a renda e a riqueza produzida no País. Setores das elites financeiras e econômicas, que se unem a grupos internacionais para saquear a Nação e as empresas públicas e estatais, também se reúnem para realizar contrarreformas que destroem os direitos previdenciários, trabalhistas e sociais. Para completar, o governo reúne milhares de militares e fascistas que todos os dias ameaçam a democracia e o Estado Democrático de Direito, que pretendemos reconstruir, com a vitória de Lula, nas eleições de outubro de 2022.

Diante desse cenário caótico de aprofundamento da miséria, com desemprego e subemprego de centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, frente à absurda destruição do meio ambiente, da cultura, dos valores sociais e humanitários, precisamos nos posicionar de forma firme, determinada e altiva.

As eleições no Brasil ocorrem com a polarização de dois projetos distintos e antagônicos. De um lado, a barbárie, conduzida por um presidente despreparado, arrogante, engajado a corrente política e ideológica internacional que prega o neofascismo, o neonazismo e o ataque à democracia. Governo direcionado e apoiado pelas elites, que dedica todo o tempo a destruir a Nação e tudo de positivo que acumulamos ao longo de nossa história de muitas lutas, sofrimentos e conquistas.

Do outro lado, articulação ampla que debate a necessidade de reconstruir o País, nossas relações internacionais, resgatar os direitos destruídos ao longo dos últimos anos, defender a democracia e o Estado Democrático de Direitos como princípio basilar de sociedade civilizada. Construção política em que cabem todos e todas. Frente ampla e unitária que propõe construir uma transição política e econômica entre a barbárie dos dias de hoje e novo projeto de resgate do País e da sociedade brasileira.

Estamos diante de eleição polarizada e plebiscitária. Eleição entre dois projetos antagônicos. Eleição em que parte minoritária da mesma elite golpista e desmoralizada tenta viabilizar o que a imprensa grande chama de “terceira via”, dizimada pelas inconsequências políticas praticadas no golpe de Estado e no apoio ao desgoverno Bolsonaro.

Os trabalhadores em educação de todo o País precisam imediatamente aderir à campanha eleitoral e à disputa política em curso. Precisamos debater em cada escola, em cada local de trabalho, em cada família os desafios impostos aos trabalhadores. Ao mesmo tempo, devemos tratar com profundidade e clareza o processo de destruição da educação nacional que está em curso.

Diante de tais circunstâncias históricas, a Executiva Nacional da Contee, reunida em Brasília no último dia 27 de maio, propõe, pela primeira vez ao longo dos mais de 30 anos de construção da Confederação, APOIAR E INDICAR O VOTO, já no primeiro turno eleitoral, na chapa encabeçada pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva, da Federação Brasil da Esperança, sustentada por PT, PCdoB e PV, com apoio de Solidariedade, Rede e Psol.

Não existe, neste cenário de guerra, de destruição nacional e de retrocessos abissais, nenhuma alternativa que não seja derrotar o governo Bolsonaro, eleger LULA e abrir novas possibilidades históricas para reconstruir a Nação, a economia e nossa soberania.

Brasília, 1º de junho de 2022.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo